Drops de Jogos recebeu informações oficiais. CGI.br e NIC.br promovem bate-papo aberto ao público com o renomado pesquisador Evgeny Morozov.
Estudioso de implicações econômicas, sociais e políticas das novas tecnologias, Evgeny Morozov, um dos mais respeitados especialistas no tema, estará nesta segunda-feira (28) em uma conferência aberta ao público, organizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com o apoio da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).
O cientista social, pesquisador e escritor bielorrusso falará sobre os desafios colocados pelas Big Techs – das fake news à inteligência artificial generativa –, e de como o poder dessas plataformas interfere na soberania digital. O evento terá início às 19h, no Teatro da FECAP (Avenida da Liberdade, 532 – Liberdade, São Paulo – SP). O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube. Para acompanhar presencialmente é preciso se inscrever, de forma gratuita, neste endereço. As vagas são limitadas.
“Temas como modelo de negócio das plataformas digitais, soberania digital, desinformação e IA estão na pauta do dia. Promover um encontro com um dos principais pesquisadores na área é motivo de satisfação para o CGI.br, que, mais uma vez, cumpre o seu papel de promover um espaço de diálogo qualificado sobre assuntos ligados à Internet”, comenta Renata Mielli, coordenadora do CGI.br.
Morozov
Nascido na Bielorrússia e nomeado em 2018 um dos 28 europeus mais influentes pela revista Político, Evgeny Morozov é phD em História da Ciência na Universidade de Harvard e autor de obras que são referência sobre Internet e seus efeitos, editados pela Editora UBU. Também é um atuante colaborador da grande mídia, com textos publicados em veículos como The New York Times, The Economist, The Wall Street Journal, entre outros.
Um dos últimos trabalhos de Morozov, o podcast “The Santiago Boys” relata a história dos engenheiros de Salvador Allende e do cientista britânico Stafford Beer na implantação do Projeto Cybersyn, conhecido como “Internet socialista”. O pesquisador fará um paralelo entre aquela experiência implementada no Chile pré-golpe – levado a cabo pelo general Augusto Pinochet – e o cenário atual, marcado por um mundo cada vez mais digital.
Anote na agenda
Encontro com Evgeny Morozov – Desafiando o poder das Big Techs: soberania tecnológica e futuros digitais alternativos
Dia: 28 de agosto, segunda-feira
Horário: a partir das 19h
Local: Teatro FECAP – Avenida da Liberdade,532 – Liberdade, São Paulo – SP
Inscrições: Link (vagas limitadas!)
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=UqdIGmA1zh0
LEIA MAIS
1 – Rádio Geek resenha Street Fighter 6 em vídeo
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (Link) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio.br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (Link), CERT.br (Link), Ceptro.br (Link), Cetic.br (Link), IX.br (Link) e Ceweb.br (Link), além de projetos como Internetsegura.br (Link) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (Link). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (Link).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (Link). Mais informações em Link.
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
The Creative Gene mostra o processo de Kojima entre Metal Gear e Death Stranding. Por Pedro Zambarda
Drops debate e revisita Horizon Zero Dawn, de 2017
O Consultor não é uma obra contra o “politicamente correto”. Por Pedro Zambarda
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.