Ferramenta App Inventor, do MIT, que permite criar games sem programar, foi traduzida para o português

Programa permite produzir games, encaixando códigos como um quebra-cabeças.

  • por em 29 de abril de 2016
Foto: Antoninho Perri/Unicamp

O App Inventor, programa criado pelo MIT, Massachusetts Institute of Technology, está disponível gratuitamente em português. O software permite desenvolver aplicativos e games e foi traduzido pelo professor e pesquisador Eduardo Valle da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. 

Uma das vantagens do programa é a possibilidade de realizar projetos sem conhecimentso de programação em informática, um gargalo ainda presente em grande parte dos criadores digitais. Por meio do recurso de arrastar-e-soltar os componentes comandos e funções do aplicativo com o mouse, os elementos do projeto em produção são posicionados na tela, formando uma linguagem visual que lembra o encaixe de peças de um quebra-cabeça.

“A facilidade da linguagem de programação visual trouxe essa potencialidade, de abrir a criação de aplicativos para um público não especialista, um público leigo”, explicou o tardutor do programa.

“Você tem, essencialmente, uma paleta de componentes, que podem ser uma caixa de texto, um botão, uma barra de rolagem… O primeiro passo é o desenho gráfico da tela, como eu quero que ela se organize. Em seguida vem a programação, dizendo, por exemplo, que quando o usuário clicar no botão, eu quero validar a senha”, exemplificou.

Valle, que é também coordenador de graduação do curso de Engenharia da Computação na Unicamp, afirmou ver o programa como uma "porta de entrada" para a compreensão da programação. "Depois de um certo avanço, a pessoa vai sentir a necessidade de outras linguagens mais profissionais. O App Inventor torna as coisas muito fáceis, é bem diferente de uma linguagem de programação convencional", comentou.

O sistema permite a criação de jogos introdutórios a exemplo dos já produzidos Space invaders e Minigolf. Com empenho, outras criações mais elaboradas podem ser criadas e disponibilizadas. O MIT oferece uma página com tutoriais em inglês para auxiliar os iniciantes no recurso e uma galeria com vários trabalhos já realizados pode ser acessada por meio desse link.

A versão traduzida já está online e pode ser baixada gratuitamente no site oficial do programa, no MIT.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Tecnologia