CGIbr e NICbr realizaram 1º Fórum Lusófono de Governança da Internet - Drops de Jogos

CGIbr e NICbr realizaram 1º Fórum Lusófono de Governança da Internet

Evento, marcado para esta segunda (18) e terça-feira (19), em São Paulo, debaterá os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento da Internet nos países falantes de língua portuguesa, entre outros temas

Computador. Foto: Ina FASSBENDER/AFP

Computador. Foto: Ina FASSBENDER/AFP

Drops de Jogos recebeu informações oficiais em 15 de setembro. Em conjunto com organizações internacionais, CGI.br e NIC.br realizam 1º Fórum Lusófono de Governança da Internet.

Desafios e oportunidades da inteligência artificial para a língua portuguesa; iniciativas lusófonas em capacitação digital e em governança da Internet; e o Pacto Digital Global (Global Digital Compact – GDC), proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), estão na pauta de discussões do 1º Fórum Lusófono de Governança da Internet. Marcada para esta segunda (18) e terça-feira (19), a edição inaugural do evento será realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em conjunto com o .PT, a LusNIC, o INTIC (Instituto Nacional de Tecnologias de Informação de Moçambique), a ARME (Agência Reguladora Multisectorial da Economia de Cabo Verde), o IILP (Instituto Internacional da Língua Portuguesa), entre outras organizações. 

O primeiro dia do evento acontecerá no Museu da Língua Portuguesa, e o segundo, no auditório do Edifício Bolsa de Imóveis, onde fica sede do NIC.br. Todas as discussões terão transmissão, em tempo real, via canal do NIC.br no YouTube.

Durante os dois dias, serão realizados seis painéis que abordarão temáticas como: a língua portuguesa na Internet; agenda lusófona para Cooperação Digital ao nível internacional; e a poesia e a literatura em língua portuguesa na Internet. Os debatedores são nativos de diferentes locais, cujo idioma é o português: Angola, Brasil, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. 

LEIA MAIS

1 – Rádio Geek resenha Street Fighter 6 em vídeo

2 – Sangue, Suor e Pixels é o melhor livro sobre história de desenvolvimento de jogos. Por Pedro Zambarda

Computador. Foto: Ina FASSBENDER/AFP

Computador. Foto: Ina FASSBENDER/AFP

Carlos Cecconi, gerente da Assessoria ao CGI.br e integrante da Comissão Organizadora do evento, fala sobre o propósito de reunir nações ligadas pelo idioma, criando um espaço comum de diálogo sobre modelos de governança da Internet. “Nosso intuito é compartilhar experiências e construir entendimentos acerca de questões e soluções para a consolidação e expansão de uma Internet diversa, universal, inovadora, capaz de expressar os princípios da liberdade, da privacidade e dos direitos humanos em língua portuguesa. Queremos ainda, com a realização do Fórum, difundir, aprofundar e qualificar a prática do multissetorialismo. Por essa razão, incentivamos a participação de representantes de diversos setores e países”. 

A iniciativa também é uma forma de estimular os países falantes de língua portuguesa a trabalharem em prol da coordenação de esforços individuais da comunidade política de cada um deles em sua inserção no Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela ONU. 

Para ter acesso à programação completa do Fórum, acesse: Link.

Anote na agenda

1º Fórum Lusófono de Governança da Internet

Dias: 18 e 19 de setembro (segunda e terça-feira)

Horário: das 9h às 18h30

Mais informações: Link

Transmissão: https://www.youtube.com/NICbrvideos

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (Link) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio.br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte:  Registro.br (Link), CERT.br (Link), Ceptro.br (Link.br/), Cetic.br (Link), IX.br (Link) e Ceweb.br (Link), além de projetos como Internetsegura.br (Link) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (Link). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (Link).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (Link). Mais informações em Link.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments