Drops de Jogos recebeu informações oficiais. A Huawei, líder global em infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, realizou a final nacional do ICT Competition 2025, maior competição global de tecnologia e inovação para estudantes universitários, na última segunda-feira (24).
Os grandes vencedores da competição, em respectivas categorias, foram:
Computing
- Instituto Federal da Bahia (IFBA)
- Instituto Federal do Ceará (IFCE)
- Universidade Federal de Tocantins (UFT)
Redes
- Instituto Federal do Tocantins (IFTO)
- Instituto Federal da Bahia (IFBA)
- Instituto Federal do Ceará (IFCE)
Nuvem
- Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
- Universidade de Fortaleza (Unifor)
- Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
Inovação
- Aplicativo Bonitta, voltado para saúde mental e organização dos estudantes, do Instituto Federal da Paraíba
- Aplicativo Pace Free, voltado para cegos, do Instituto Federal da Bahia
O evento aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e contou com um recorde histórico de mais de 4.500 inscritos no Brasil, destacando o compromisso da Huawei com a educação e a formação de talentos para o setor de TIC. Os vencedores da etapa nacional estão classificados para participação na etapa latino-americana, onde podem se classificar para a final global, na China, em maio.
“O ICT Huawei é uma plataforma educacional dedicada a oferecer oportunidades para quem tem menos acesso. Nosso objetivo é identificar talentos em todo o Brasil, capacitá-los e mostrar que são capazes. Além disso, queremos destacar na China a força e a competitividade do time brasileiro”, destaca Victor Montenegro, diretor de Educação e Responsabilidade Social da Huawei Brasil.
Durante o painel “Tecnologia e conectividade para uma educação mais digital”, além de Victor Montenegro, Marcelo Leandro Ferreira, Coordenador-Geral de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Juana Nunes, Diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Renan Ferreirinha, Secretário de Educação do município do Rio de Janeiro, e Luzia Mota, reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), debateram os rumos de um ecossistema mais conectado na educação brasileira.
Presente em mais de 80 países e envolvendo cerca de 170 mil estudantes de duas mil instituições de ensino a cada edição, o ICT Competition tem se consolidado como um dos principais fomentadores de talentos em Tecnologia da Informação e Comunicação no mundo.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente.
A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica.
A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com aproximadamente 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende a mais de três bilhões de pessoas ao redor do mundo.
A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia.
A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente.
Há 26 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros.
A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.
Para mais informações, visite a Huawei online ou siga-nos:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Além de competidores, evento contou com a participação de representantes de diferentes instituições ligadas à educação brasileira. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.