Huawei divulga vencedores da final nacional do ICT Competition no Brasil - Drops de Jogos

Huawei divulga vencedores da final nacional do ICT Competition no Brasil

Os classificados vão participar da fase latino-americana da competição e podem disputar à final global na China, em maio

Além de competidores, evento contou com a participação de representantes de diferentes instituições ligadas à educação brasileira. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Além de competidores, evento contou com a participação de representantes de diferentes instituições ligadas à educação brasileira. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Drops de Jogos recebeu informações oficiais. A Huawei, líder global em infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, realizou a final nacional do ICT Competition 2025, maior competição global de tecnologia e inovação para estudantes universitários, na última segunda-feira (24).

Os grandes vencedores da competição, em respectivas categorias, foram:

Computing

  1. Instituto Federal da Bahia (IFBA)
  2. Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  3. Universidade Federal de Tocantins (UFT)

Redes

  1. Instituto Federal do Tocantins (IFTO)
  2. Instituto Federal da Bahia (IFBA)
  3. Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Nuvem

  1. Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  2. Universidade de Fortaleza (Unifor)
  3. Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Inovação

  1. Aplicativo Bonitta, voltado para saúde mental e organização dos estudantes, do Instituto Federal da Paraíba
  2. Aplicativo Pace Free, voltado para cegos, do Instituto Federal da Bahia

O evento aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e contou com um recorde histórico de mais de 4.500 inscritos no Brasil, destacando o compromisso da Huawei com a educação e a formação de talentos para o setor de TIC. Os vencedores da etapa nacional estão classificados para participação na etapa latino-americana, onde podem se classificar para a final global, na China, em maio.

“O ICT Huawei é uma plataforma educacional dedicada a oferecer oportunidades para quem tem menos acesso. Nosso objetivo é identificar talentos em todo o Brasil, capacitá-los e mostrar que são capazes. Além disso, queremos destacar na China a força e a competitividade do time brasileiro”, destaca Victor Montenegro, diretor de Educação e Responsabilidade Social da Huawei Brasil.

Durante o painel “Tecnologia e conectividade para uma educação mais digital”, além de Victor Montenegro, Marcelo Leandro Ferreira, Coordenador-Geral de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Juana Nunes, Diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Renan Ferreirinha, Secretário de Educação do município do Rio de Janeiro, e Luzia Mota, reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), debateram os rumos de um ecossistema mais conectado na educação brasileira.

Presente em mais de 80 países e envolvendo cerca de 170 mil estudantes de duas mil instituições de ensino a cada edição, o ICT Competition tem se consolidado como um dos principais fomentadores de talentos em Tecnologia da Informação e Comunicação no mundo.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente.

A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica.

A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com aproximadamente 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende a mais de três bilhões de pessoas ao redor do mundo.

A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia.

A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente.

Há 26 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros.

A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.

Para mais informações, visite a Huawei online ou siga-nos:

Facebook
Instagram
LinkedIn 
YouTube

Além de competidores, evento contou com a participação de representantes de diferentes instituições ligadas à educação brasileira. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Além de competidores, evento contou com a participação de representantes de diferentes instituições ligadas à educação brasileira. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments