HyperX patrocina estudo da Arizona State University que utiliza biometria - Drops de Jogos

HyperX patrocina estudo da Arizona State University que utiliza biometria

Periféricos da HyperX também foram usados para testes que têm por objetivo melhorar a saúde e o bem-estar dos jogadores e reduzir as chance de picos de estresse no cenário competitivo

HyperX patrocina estudo da Arizona State University que utiliza biometria

HyperX patrocina estudo da Arizona State University que utiliza biometria. Foto: Divulgação

Drops de Jogos recebeu informações oficiais. HyperX patrocina estudo da Arizona State University que utiliza biometria para fazer descobertas inovadoras sobre o desempenho dos gamers.

A HyperX, equipe da HP Inc. dedicada a periféricos gamer e líder em produtos para games e eSports, é patrocinadora de um estudo da Arizona State University que auxilia em descobertas inovadoras sobre o desempenho dos gamers a partir de leituras biométricas. Nessa iniciativa, os periféricos da HyperX foram usados para testar e aprimorar o desempenho dos jogadores, a fim de melhorar a saúde e o bem-estar deles, reduzindo as chances de picos de estresse que podem ser causados durante partidas competitivas. Como resultado da pesquisa, o laboratório adidas-ASU Center for Engagement Science Lab da universidade descobriu um avanço na medição e compreensão de quando um jogador está atingindo seu ponto de estresse mais crítico – seja por alguma surpresa ou situação da partida (conhecido como “tilt” ou “rage quitting”) –, além de maneiras de ajudá-lo a prevenir esse quadro a partir da melhora do desempenho, de determinadas atividades e conscientização sobre as práticas.

Com o patrocínio da HyperX, o time de pesquisa e os gamers envolvidos no estudo tiveram acesso aos mesmos equipamentos de jogo usados por jogadores e equipes de eSports profissionais. Essa é a primeira pesquisa desse tipo, contando com a colaboração entre uma empresa global de games e um estudo científico. Agora, a HyperX planeja expandir sua participação nesse campo, firmando outras parcerias com as instituições de ciências esportivas mais inovadoras do mundo para encontrar maneiras de identificar e direcionar questões físicas e psicológicas que causam algum tipo de dor ou desconforto aos jogadores.

“O bem-estar e o desempenho dos jogadores são essenciais para a HyperX. Observar os fatores de estresse, juntamente com outras condições físicas e mentais que enfrentam durante o jogo, são fatores-chave a serem considerados para gerenciar com eficácia esses momentos de estresse”, disse Dustin Illingworth, diretor de marketing cultural da HyperX. “A melhoria potencial no bem-estar individual, que pode ser alcançada como resultado da colaboração entre a ASU e a HyperX, apresenta uma imensa oportunidade para o futuro dos jogadores e daqueles que passam longos períodos na frente de telas ou monitores”.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores da ASU coletaram por seis meses os dados biométricos de 45 jogadores experientes que passaram de cinco a seis horas jogando um dos três games competitivos: “League of Legends”, “Valorant” ou “Call of Duty”. Eles monitoraram os batimentos cardíacos, a sensibilidade da pele, os movimentos dos olhos e as expressões faciais usando monitores de saúde, como pulseiras e webcams. Os dados foram inseridos em um algoritmo de aprendizado de máquina que analisou as conexões entre o desempenho e os dados dos jogadores. Nenhuma variável biométrica isolada poderia apontar o desempenho dos jogadores ou os ciclos de fadiga por conta própria. No entanto, ao reunir todas as variáveis, o algoritmo revelou um padrão que mostra claramente quando o “tilt” acontecia. Como resultado, a equipe conseguiu prever esse momento de estresse cerca de 15 a 20 minutos antes de sua ocorrência. Em última análise, isso pode desempenhar um papel importante no futuro da saúde e bem-estar dos jogadores e/ou indivíduos que trabalham em frente a uma tela por longos períodos de tempo.

“O apoio da HyperX neste estudo foi inestimável para os alunos envolvidos e para o nosso centro de pesquisa”, diz Aurel Coza, diretor do adidas-ASU Center for Engagement Science Lab. “A equipe continua examinando e compartilhando as principais descobertas iniciais, e agora temos o objetivo de iniciar uma segunda fase com a HyperX. Esse novo momento servirá para colocar em prática o que os alunos aprenderam e também explorar intervenções que, em última análise, ajudarão os indivíduos a evitarem o estado de ‘’tilt’.”

O especialista sênior em comunicações da ASU Knowledge Enterprise, Mikala Kass, escreveu um artigo sobre o tema, que pode ser lido na íntegra, em inglês, aqui.

Para mais informações sobre a HyperX e seus produtos, acesse o site.

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HyperX patrocina estudo da Arizona State University que utiliza biometria

HyperX patrocina estudo da Arizona State University que utiliza biometria. Foto: Divulgação

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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