Com a chegada do marqueteiro Sidônio Palmeira ao comando da Secretaria de Comunicação (Secom), os vídeos publicados nas redes sociais do presidente Lula (PT) alcançaram o dobro de visualizações em comparação ao formato anterior.
Passando mais de 8 milhões de views, os novos materiais apostam em formatos curtos, efeitos sonoros e linguagem descontraída, seguindo uma estratégia inspirada no modelo utilizado pelo prefeito de Recife, João Campos (PSB), que cedeu integrantes de sua equipe para colaborar com o governo federal.
Em evento na última quinta-feira (23), Sidônio declarou que pretende adotar uma estética mais “simples”, “sujinha” e “soltinha” na comunicação do presidente. Com a nova abordagem, Mariah Queiroz, ex-integrante da equipe de João Campos, assumiu a estratégia de publicação dos conteúdos de Lula nas redes sociais.
O prefeito pernambucano, referência nesse tipo de comunicação, tem se destacado com 2,8 milhões de seguidores no Instagram e 898 mil no TikTok, onde combina linguagem popular, coreografias e postagens virais sobre investimentos públicos.
O primeiro vídeo no novo formato, com mais de 2,7 milhões de visualizações, mostra Lula recebendo agradecimentos de jovens e pais por programas como Bolsa Família, Prouni e Fies. O conteúdo tem ritmo acelerado e elementos visuais característicos do TikTok, como emojis de coração simulando interações típicas de lives no Instagram.
Com informações do DCM e da Folha de S.Paulo.

Posts publicados no perfil do Instagram de Lula nesta semana: os vídeos alcançaram o dobro de visualizações em comparação com o mesmo número de conteúdos compartilhados anteriormente. Foto: Reprodução
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.