Musk e o X são o epicentro da desinformação, diz levantamento - Drops de Jogos

Musk e o X são o epicentro da desinformação, diz levantamento

Twitter deu ruim

O CEO da Tesla, Elon Musk, sorri enquanto se dirige aos convidados na reunião Offshore Northern Seas 2022 (ONS) em Stavanger, na Noruega: “a crise dos bebês é séria”. Foto Carina Johansen/NTB/AFP

O CEO da Tesla, Elon Musk, sorri enquanto se dirige aos convidados na reunião Offshore Northern Seas 2022 (ONS) em Stavanger, na Noruega: “a crise dos bebês é séria”. Foto Carina Johansen/NTB/AFP

Alegações falsas ou enganosas do bilionário Elon Musk sobre a eleição nos EUA acumularam 2 bilhões de visualizações na plataforma de mídia social X/Twitter este ano, de acordo com um relatório do grupo sem fins lucrativos Center for Countering Digital Hate.

A plataforma também está desempenhando um papel central na disseminação de informações falsas sobre os estados críticos do campo de batalha que provavelmente determinarão o resultado da corrida presidencial, segundo especialistas.

Um porta-voz do X disse que o recurso Community Notes da empresa, que permite aos usuários adicionar contexto adicional às postagens, é mais eficaz para ajudar as pessoas a identificar conteúdo enganoso do que as bandeiras de aviso tradicionais nas postagens.

Desde que comprou a empresa anteriormente conhecida como Twitter, Musk reduziu a moderação de conteúdo e demitiu milhares de funcionários. Ele anunciou seu apoio ao ex-presidente Donald Trump, numa corrida excepcionalmente acirrada contra a candidata democrata Kamala Harris.

O enorme alcance de Musk, com quase 203 milhões de seguidores, ajuda a permitir “efeitos de rede” nos quais o conteúdo no X pode pular para outras mídias sociais e plataformas de mensagens, como Reddit e Telegram, disse Kathleen Carley, professora de ciência da computação da Carnegie Mellon University e especialista em desinformação. “X é um conduíte de uma plataforma para outra”, disse ela.

Pelo menos 87 das postagens de Musk este ano promoveram alegações sobre a eleição dos EUA que os verificadores de fatos classificaram como falsas ou enganosas, acumulando 2 bilhões de visualizações, de acordo com o relatório do Center for Countering Digital Hate.

Na Pensilvânia, um dos sete principais estados-pêndulos, alguns usuários do X apreenderam casos de administradores eleitorais locais sinalizando formulários incompletos de registro de eleitores que não seriam processados, colocando falsamente os eventos como exemplos de interferência eleitoral, disse Philip Hensley-Robin, diretor executivo da Common Cause, durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira.

A Common Cause é uma organização apartidária que promove os direitos de voto.

Algumas contas no X implicavam “que houve fraude eleitoral, quando, na verdade, sabemos muito claramente que os funcionários eleitorais e os administradores eleitorais em todos os nossos condados estavam seguindo as regras”, disse Hensley-Robin.

Cyabra, uma empresa que usa IA para detectar desinformação on-line, disse na segunda-feira que uma conta no X com 117.000 seguidores desempenhou um papel fundamental para ajudar a divulgar um vídeo falso que pretendia mostrar que as cédulas enviadas pelo correio da Pensilvânia em favor de Trump seriam destruídas.

Com informações do DCM e Brasil de Fato.

O CEO da Tesla, Elon Musk, sorri enquanto se dirige aos convidados na reunião Offshore Northern Seas 2022 (ONS) em Stavanger, na Noruega: “a crise dos bebês é séria”. Foto Carina Johansen/NTB/AFP

O CEO da Tesla, Elon Musk, sorri enquanto se dirige aos convidados na reunião Offshore Northern Seas 2022 (ONS) em Stavanger, na Noruega: “a crise dos bebês é séria”. Foto Carina Johansen/NTB/AFP

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments