Depois de botar o mundo tech pra mamar no começo dessa semana, a chinesa DeepSeek se tornou o alvo que todas as grandes Big Techs querem derrubar. E o primeiro golpe pode partir de uma parceria entre a OpenAI e a Microsoft.
De acordo com o Financial Times, a OpenAI teria provas de que a chinesa DeepSeek usou os bancos de dados proprietários do Chat GPT para treinar a inteligência artificial chinesa. E quem pode ter essa prova é justamente a Microsoft, que é a maior acionista da OpenAI.
Segundo a Bloomberg Law, pesquisadores de cibersegurança da Microsoft notaram uma enorme atividade de extração de dados do Chat GPT no terceiro trimestre do ano passado. É essa extração que está sendo investigada com maiores detalhes pela empresa, pois eles acreditam que o responsável por ela pode ter sido a startup DeepSeek.
OpenAI, DeepSeek e quebra de propriedade intelectual
Usar dados do Chat GPT não é exatamente o problema aqui. Muitos desenvolvedores já fazem isso, e qualquer pessoa pode se inscrever para acessar a API da inteligência artificial da OpenAI. Essa é uma técnica que os programadores chama de “destilação”, que consiste em usar partes de um programa pronto para acelerar o desenvolvimento de novas soluções.
O problema estaria na forma como esta destilação foi feita. Primeiro, não deveria ser possível extrair todo o banco de dados do Chat GPT. A OpenAI permite que desenvolvedores tenham acesso a extrair apenas uma parte do banco via API, e uma extração completa só seria possível se a DeepSeek tivesse encontrado um jeito de fazer extrações periódicas e de forma automática. E isso, por si só, já seria uma quebra das regras de uso da API.
E o segundo ponto é o uso destas informações em modelos como o DeepSeek R1 e DeepSeek V3. Ainda que programadores possam usar dados do Chat GPT para treinar IAs, elas precisam ser aplicações menores e que não competem diretamente com a IA da OpenAI. Então, usar a API para extrair dados do Chat GPT que serão usados para treinar uma IA que vai ser usada apenas para atendimento automático de WhatsApp de uma loja específica, tudo bem. Agora usar esses dados para treinar uma IA que está no mesmo nível de complexidade e performance do Chat GPT já é quebra de propriedade intelectual.
O que a OpenAI pode fazer? Sentar e chorar
E este é o ponto mais irônico de toda essa história: mesmo que a OpenAI esteja correta e a DeepSeek realmente quebrou as regras de uso da API do Chat GPT, chega a ser engraçado que a maior defesa da empresa está em apelar para quebra de propriedade intelectual. Isto porque, até recentemente, a OpenAI era o principal alvo de muitos artistas, escritores e ilustradores que acusam judicialmente a empresa de usar obras deles – sem autorização – para treinar a IA.
Até então, a posição da OpenAI sobre quebra de propriedade intelectual para o treinamento de IAs era de que usar obras dessas pessoas era algo necessário, que era impraticável pagar a todas elas pela permissão dos direitos de uso, e que esses artistas precisavam aceitar que os trabalhos deles iriam ser usados na inevitável escalada da inteligência artificial e eles não poderiam fazer nada para impedir. Então quebrar a propriedade intelectual de milhões de artistas ao redor do mundo é algo “necessário e inevitável”, mas fazer o mesmo com uma única Big Tech é o maior pecado já cometido na Terra.
E temos também outro ponto: digamos que a OpenAI prove a quebra de propriedade intelectual, leve o caso pra justiça e ganhe a causa. Qual motivo uma startup chinesa vai ter para respeitar uma decisão da corte americana? Afinal, as empresas chinesas já recebem diversas sanções e bloqueios que as impedem de operar de forma livre nos EUA. E do jeito que está indo o segundo mandato do Trump, é capaz dos dois países já nem terem mais relações diplomáticas se a investigação e julgamento do caso durar mais do que alguns meses.
No fim, a OpenAI pode até ter razão de que os chineses roubaram propriedade intelectual deles para treinar o próprio modelo de IA. Mas sabe quem é a última empresa do mundo que pode reclamar de roubo de propriedade intelectual para treino de IA? A OpenAI. Afinal, 100% do sucesso deles é baseado nisso.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
![DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO](https://i.ytimg.com/vi/Bvh9pa8RDfk/hqdefault.jpg)
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.