Tecnologia

Pai do PlayStation hoje trabalha com Inteligência Artificial e robótica

Ken Kutaragi, considerado como o ‘pai’ do Playstation, completou 70 anos em agosto e fez dinheiro com o videogame da Sony.

Mesmo assim, ele ainda não parou e vai se dedicar à robótica e Inteligência Artificial. Desde o final de agosto, o executivo da Sony tem trabalhado como CEO da Ascent Robotics de Tóquio. A empresa é atuante no ramo da Inteligência Artificial e dá seus primeiros passos neste ramo, mas já tem objetivos bem fixados: Criar robôs que possam trabalhar ao lado de humanos nas fábricas e centros logísticos, de maneira barata e segura.

Segundo uma entrevista que o japonês concedeu para a Bloomberg, sua experiência na Sony pode ajudar muito a robótica no que se refere a gerenciamento deste setor. E para ajudar ainda mais nessa fase inicial da empresa, o japonês afirmou que não recebe salário, tudo para dar o embalo necessário para que a startup cresça o mais rápido possível. Omaior mérito da empresa em seus dois anos de vida é uma colaboração para a Kawasaki Heavy Industries Ltd., no desenvolvimento de um braço mecânico. Além do braço, há uma colaboração no desenvolvimento de um software de direção autônoma para uma empresa não declarada.

“Se não fizermos isso, outra pessoa o fará. A gestão é difícil, mas também era assim no PlayStation. É algo em que sou bom”, diz Kutaragi, em mais uma de suas típicas declarações que são vistas por muitos com arrogância. Seus episódios chamando o Xbox 360 de “Xbox 1.5” e a opinião de que os fãs de PS2 deveriam trabalhar mais pra comprar um PS3 são coisas que vira jogam contra a sensatez do homem que hoje quer falar de inteligência artificial e robôs ao lado de humanos.

Kutaragi saiu da Sony em 2007, após a o turbulento lançamento do PS3, fase que gerou muitos prejuízos a empresa.

Depois, o engenheiro fez parte dos conselhos da empresa de comércio eletrônico Rakuten, desenvolvedora de aplicativos SmartNews e GA Technologies, mas ainda contribuiu para a Sony como um consultor sênior de tecnologia.

Vimos essa notícia no Observatório de Games.

LEIA MAIS – Drops de Jogos discute como falar de games e política

“Metal Gear mistura guerra e narrativa surreal”, disse fã que tem braço biônico inspirado em Big Boss

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 com Charlie Brown Jr, uma resenha

Death Stranding, a resenha em tempos de coronavírus. Por Pedro Zambarda

Conheça o projeto Indie BR em 5

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!