“Metal Gear mistura guerra e narrativa surreal”, disse fã que tem braço biônico inspirado em Big Boss - Drops de Jogos

“Metal Gear mistura guerra e narrativa surreal”, disse fã que tem braço biônico inspirado em Big Boss

Material exclusivo do Drops de Jogos

James Young e o personagem Venom Snake (Big Boss). Foto: Reprodução/YouTube

Esta entrevista EXCLUSIVA obtida pelo Drops de Jogos foi publicada originalmente em 20 de novembro de 2015 com apoio da assessoria da Konami, entre Brasil e Europa. Estamos republicando por conta do aniversário de cinco anos de Metal Gear Solid V.

James Young é um jovem inglês de 25 anos que sofreu um acidente nos trilhos do metrô de Londres, em 2013, e foi arrastado. Teve seu braço esquerdo e sua perna amputadas no incidente, além de ter ficado em coma por duas semanas. Com duas próteses de plástico, James diz que sente desconforto com os novos membros.

Especialista em próteses muito realistas, a artista plástica Sophie De Oliviera Barata foi recrutada por sua equipe de engenheiros por nada mais e nada menos do que a própria empresa japonesa Konami. Junto com James, Sophie iniciou um projeto chamado The Phantom Limb Project, inspirado no novo Metal Gear Solid V. O jovem inglês é fã da série e a companhia criadora do game, junto de Hideo Kojima, resolveu conceder um presente.

Na primeira etapa do projeto, James Young receberá um prótese igual a do protagonista do jogo, o personagem Big Boss, Venom Snake. Com acabamento de metal, o braço promete ter uma movimentação similar a do game. Na segunda parte, ele receberá uma prótese para sua perna em igual formato. Tudo será documentado em um filme de três partes a ser lançado. A informação foi divulgada para a imprensa no dia 10 de novembro de 2015.

O Drops de Jogos conseguiu uma entrevista exclusiva com o próprio James Young, a artista Sophie e a gerente de comunicações da Konami para a Europa, Su-Yina Farmer. Confira a conversa a seguir.

Drops de Jogos: James, você é um fã da série Metal Gear Solid, certo? Quais são os seus jogos favoritos e personagens na franquia?

James Young: Metal Gear tem uma qualidade única que me atrai. É uma mistura de operações secretas e o melhor das histórias de guerra ligada a uma narrativa surreal. Eu não posso dizer que sou um fã desde o começo, porque minhas experiências com jogos na infância foram nulas e eu nem sabia que eles existiam. Eu só passei a enxergá-lo quando tive meu Game Boy Colour e meu Xbox original. Como a maioria dos lançamentos de Metal Gear foram para o PlayStation, eu só conheci o game quando surgiu a HD Collection que foi lançada no 360.

Sou um grande fã de jogos com estilo criativo, que são livres com seus conceitos de design tanto quanto a história. Também amo os desenhos e a arte de Yoji Shinkawa, incluindo roupas de personagens como Raiden ou até do robô Metal Gear Ray. Na verdade eu acabei de começar a ler Mobile Suit Gundam: The Origin 1 porque é algo que inspira este tipo de design sci-fi. Parece ser muito legal!

Drops de Jogos: Sophie, você conhece a série Metal Gear? Como você entrou neste projeto para recriar o braço de Big Boss?

Sophie De Oliveira Barata: Escutei sobre este projeto pela primeira vez através da minha boa amiga Su-Yina, da Konami. Ela trouxe a ideia brilhante de unir o meu trabalho com próteses para o game que eles estavam prestes a lançar. Eu na verdade não tenho envolvimento com videogames. Não tenho seguer uma TV em casa, porque eu evito diversões que eu sei que podem me viciar.

Drops de Jogos: Vocês podem nos explicar como está o processo de produção? Quais empresas estão ajudando neste projeto?

Sophie De Oliveira Barata: James está envolvido em todo o processo, do conceito até a produção física. Tê-lo junto é a chave para tornar a prótese um sucesso. Além disso, temos uma equipe de nove pessoas trabalhando na concepção do braço, com designers 3D e engenheiros mecânicos. Estamos trabalhando próximos da GTR, uma empresa que fabrica partes de motores e aeronaves, para criar efetivamente a prótese. Também estamos trabalhando com a Open Bionics para criar a mão mecânica e seus sensores.

Drops de Jogos: O projeto será limitado a imitar o braço de Big Boss/Venom Snake ou vocês farão uma perna biônica para James?

Su-Yina Farmer: Nós discutimos tanto se deveríamos fazer um braço ou uma perna para James, ou até ambos. Foram tantas ideias circulando neste projeto que nós decidimos focar inicialmente em fazer uma prótese de braço biônica incrível e inspiradora. Nossa escolha não foi apenas por causa do paraleleo com o Venom Snake em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, mas sim porque seria a área mais visível e fácil para o James exibir para as pessoas. Com prótese de pernas, você tem que pensar como calçados vão encaixar e outros fatores que influenciam o design.

Drops de Jogos: Vocês acreditam que é possível criar uma prótese de pernas no mesmo estilo do braço de Big Boss?

Su-Yina Farmer: Certamente é possível inspirar uma perna inspirada na série Metal Gear. Afinal de contas, o corpo de Raiden foi transformado em um ciborgue! Esperamos que ninguém peça um corpo ciborgue inteiro, mas quem sabe o tipo de tecnologia que estaremos usando no futuro? É uma área da ciência que é imensamente fascinante e está sempre em movimento.

Drops de Jogos: Podemos esperar uma celebração quando o braço de James estiver pronto para uso?

Su-Yina Farmer: Celebraremos de alguma maneira. Investimos uma grande parte do nosso tempo neste projetos juntos e colocamos tudo o que podíamos nele. Eu, Sophie e Alessandro, o responsável pelas filmagens do documentário, nos tornamos ótimos amigos de James e nós amamos nos manter próximos. Temos boas ideias de como tornar o braço numa prótese envolvente que pode adotar novas funções tecnológicas. Talvez James possa imprimir e conceber acessórios em 3D. O futuro das próteses é realmente impressionante.

ENTENDA O PROJETO – James Young recebe braço biônico inspirado em Big Boss, de Metal Gear Solid V

BBC produz documentário sobre James Young, jovem que recebeu prótese inspirada no Big Boss de Metal Gear Solid

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments