Para além dos games: Qual a diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business?

Entenda

Saber a diferença entre o Whatsapp e o Whatsapp Business é muito importante para usar as duas ferramentas corretamente.

Pois é, vale a pena saber que o Whatsapp Business foi desenvolvido e ajustado apenas para empresas: pensado do zero, pretende oferecer aos clientes um serviço extra, garantido aos empresários. Vamos descobrir como isso funciona juntos.

Qual a diferença entre Whatsapp e Whatsapp Business?

Quem faz o download e instala o WhatsApp Business no celular pode contar com um aplicativo que permite às empresas interagir de forma mais eficaz com os clientes, por meio de um suporte otimizado e atualizações constantes.

Na prática, não há mais necessidade de usar outras ferramentas da Internet para gerenciar o seu negócio a partir do smartphone, pois você pode fazer tudo com o Whatsapp.

Para ficar mais claro: o gerente ou proprietário da empresa irá encaminhar para o WhatsApp Business, enquanto o cliente continuará a usar o WhatsApp normal.

As vantagens oferecidas pelo WhatsApp Business

Estabelecida a diferença entre Whatsapp e Whatsapp Business, resta sublinhar as vantagens que esta nova solução oferece.

É verdade que já existem muitos aplicativos voltados para usuários corporativos – basta dar uma olhada na Google Play Store para perceber isso.

Basta pensar no serviço de chamada com motorista do Uber, que tem dois aplicativos: os clientes usam o aplicativo Uber, enquanto os motoristas usam o aplicativo Uber Driver.

O discurso, porém, é diferente no caso do WhatsApp, visto que se trata de uma plataforma de mensagens que possui centenas de milhões de usuários: é evidente que se trata de um escopo muito mais amplo, tão grande que o torna necessário usar um aplicativo separado para poder atender às necessidades de um grande número de empresas.

De instituições médicas a lojas de alimentos, de agências governamentais a joalherias, de profissionais a clínicas hospitalares, a gama de usuários que podem usar o WhatsApp Business é verdadeiramente vasta.

Leia também: Como remover vírus do celular

O que muda na prática

O Whatsapp oferece a possibilidade de manter contato com seus clientes de forma vantajosa, pois não impõe nenhum custo.

Um aplicativo de mensagens que envia mensagens de serviço pode tornar as mensagens de texto, que custam dinheiro, redundantes.

Quando uma empresa tem a oportunidade de enviar mensagens de marketing aos clientes sem envolver um provedor de telecomunicações, pode haver uma mudança no horizonte.

A diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business também está na abordagem da comunicação, sem esquecer que os usuários finais também se beneficiam da proveniência conhecida do serviço: o que facilita a filtragem de spam.

Os recursos padrão do WhatsApp

Por meio dos perfis das empresas, os clientes podem acessar as informações que procuram, como endereço físico, site ou e-mail da loja.

Ao mesmo tempo, é possível verificar descrições adicionais, que ajudam a definir e identificar a natureza e as características de cada atividade individual.

Outra diferença entre o WhatsApp e o WhatsApp Business é que, no segundo caso, os clientes sabem que estão interagindo com uma atividade verificada.

Como ter o WhatsApp Business?

Dadas as formas como o serviço Whatsapp Business foi desenhado, é necessário cumprir determinados requisitos.

Primeiro você precisa de um smartphone com sistema operacional Android, enquanto no momento a funcionalidade não é garantida para aqueles com um iPhone.

Obviamente, para se cadastrar no serviço você precisa de um número de telefone, que se tornará o número com o qual você irá interagir com os clientes.

Pode ser útil pegar um novo SIM e usar um número diferente do privado, por uma questão de praticidade, mas não só: o Whatsapp, na verdade, permite que você conecte um único número a cada conta.

Consequentemente, se um número já for usado para o Whatsapp, ele também não poderá ser usado para o Whatsapp Business.

O que fazer se você tiver apenas um SIM?

Neste ponto, tendo destacado a diferença entre o Whatsapp e o Whatsapp Business, você pode começar a aproveitar o serviço. Mas e se você tiver um único smartphone e um único cartão SIM?

Nesse caso, os detalhes da conta atual do Whatsapp devem ser movidos, e não copiados, para o seu perfil do Whatsapp Business.

Apesar de ter os dois aplicativos instalados no smartphone, na verdade, apenas um ou apenas o outro pode ser usado no telefone.

Finalmente, se você gerencia uma atividade com um SIM separado, basta transferir a conta do Whatsapp deste SIM para o novo aplicativo Whatsapp Business, para que possa começar a aproveitar todos os recursos extras que existem.

Site parceiro: WatsGP

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.