O programador de games Philip Buuck lançou, no início deste ano, uma série de vídeos mostrando seu processo de trabalho com a recriação de Quake 1.1, clássico shooter da id Software, a partir do zero, sem qualquer auxílio de soluções pré concebidas no processo de programação.
O desenvolvimento do jogo finalizou no início de fevereiro e o profissional registrou todas as etapas de produção nos vídeos intitulados Handmade Quake, explicando seu modus operandi e as decisões que envolveram a reprodução do jogo. "Estaremos criando novas soluções, um projeto vazio no qual tudo será inserido ali após termos considerado os problemas que teremos que solucionar, contruindo uma API [interface para a programação de aplicações], implementando tudo e integrando a um projeto principal", explicou Buuck, em inglês, no vídeo de início do processo.
Para interessados e iniciantes na área, o trabalho realizado pelo programador pode ser muito inspirador, além de mostrar de forma bastante didática as etapas de produção de um profissional experiente no mercado internacional de games. Os vídeos de Buuck, que atualmente trabalha no desenvolvimento de User Interface no Hi-Rez Studios, nos Estados Unidos, estão disponíveis em seu canal de YouTube e são bastante técnicos, voltados em sua maior parte para o público programador.
Assista abaixo o vídeo no qual o desenvolvedor apresenta uma introdução à criação dos gráficos de Quake, abordando os meios para manter a aparência visual dos games com os recursos atuais:
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.