Sony anunciou nesta terça-feira (4), por meio de um relatório do ano fiscal iniciado em abril de 2020, que o PlayStation 4 superou 112 milhões de unidades vendidas no mundo todo.
No primeiro trimestre deste ano fiscal (1º de abril até 30 de junho), a Sony informou que vendeu 1.9 milhão de unidades do PlayStation 4, elevando as vendas desde o lançamento do console para 112.3 milhões. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma queda, mas nada inesperado considerando a chegada do PlayStation 5 em 2020. A receita da divisão de jogos e serviços digitais da Sony cresceu em 32% na comparação com o ano anterior, graças às vendas de software e assinaturas. A empresa vendeu 91 milhões de unidades de software durante o trimestre, de acordo com o relatório suplementar, sendo 18.5 milhões deste número apenas exclusivos. Ademais, The Last of Us Part II foi lançado em junho e se tornou o exclusivo do PS4 que mais vendeu em menos tempo, chegando a 4 milhões de cópias em três dias.
74% dos jogos vendidos no trimestre em questão foram adquiridos digitalmente, uma mudança significativa em comparação com os 53% do ano anterior. O gasto com bens digitais cresceu ao longo da pandemia do COVID-19, levando a um recorde nas compras relacionadas a jogos nos Estados Unidos no início de 2020. A Sony está bem posicionada para capitalizar esta mudança de mercado com o lançamento de um PS5 sem entrada para discos físicos. Enquanto isso, o número de assinantes do PS Plus cresceu para 44.9 milhões. Segundo o GamesIndustry.biz, o salto trimestral de 3.4 milhões foi o maior na história da empresa. Usuários ativos mensalmente, que a Sony estima ser o número de contas únicas que engajaram na PlayStation Network em junho, alcançou 113 milhões. Em comparação, a Microsoft contabilizou “quase 90 milhões” de usuários ativos mensalmente na Xbox Live no final de abril.
Com esses dados, o PS4 é o quarto maior console do mundo, atrás de PlayStation 2 (155 milhões), família Nintendo DS (154 milhões) e família Game Boy (118 milhões). Passou o Wii e o primeiro PlayStation.
Vimos no IGN.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.