STF lança segundo volume de série de livros sobre desinformação - Drops de Jogos

STF lança segundo volume de série de livros sobre desinformação

Coletânea “Desinformação: O Mal do Século” é fruto de parceria do Supremo com a Universidade de Brasília.

(Créditos: Reprodução/Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou o segundo volume da coletânea “Desinformação: O Mal do Século”, fruto de parceria do Tribunal com a Universidade de Brasília (UnB). O volume 2, com o título “O Futuro da Democracia: Inteligência Artificial e Direitos Fundamentais”, reúne 18 artigos acadêmicos de ministros do Supremo, servidores e especialistas sobre o impacto da desinformação nos direitos fundamentais e no exercício da democracia, trazendo reflexões sobre o momento de transformações tecnológicas vertiginosas que vivemos.

A série de livros resulta da parceria entre o Supremo e a UnB no âmbito do Programa de Combate à Desinformação do STF, dando continuidade ao projeto iniciado na gestão da Ministra Rosa Weber.

O presidente do Supremo assina o prefácio e, ao lado de Patrícia Perrone Campos Mello, o primeiro artigo, sobre as promessas, os riscos e a regulação da inteligência artificial. “Deepfakes, manipulação do debate público por robôs e automação e a personalização da desinformação ameaçam diretamente a formação de uma opinião pública livre, pilar essencial das democracias”, afirma o ministro. “Este livro é mais que uma análise acadêmica; é um alerta para a necessidade de unir esforços em busca de soluções eficazes para o futuro da humanidade”.

A elaboração da obra foi coordenada por um conselho editorial composto de professores da UnB e servidores do STF. O livro está disponível de forma gratuita na página do Programa de Combate à Desinformação, no site do Supremo.

*por Supremo Tribunal Federal

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments