Vazamento revela que DeepSeek já roda em chips chineses - Drops de Jogos

Vazamento revela que DeepSeek já roda em chips chineses

Ainda que tenha sido treinado usando chips da Nvidia, documento vazado afirma que a IA chinesa atualmente está rodando com tecnologia da Huawei

Um suposto documento oficial da DeepSeek – a startup chinesa que criou a primeira IA que realmente está competindo com o Chat GPT – revelou algo que deverá preocupar ainda mais as Big Techs. De acordo com o vazamento, a inteligência artificial chinesa já está rodando atualmente em chips de fabricação própria na China.

O analista de IA Alexander Doria mostrou no X (antigo Twitter) um documento que ele obteve da DeepSeek. Esta documentação afirma que, apesar da IA ter sido treinada usando chips H800 da Nvidia, ela atualmente está rodando com os 910C desenvolvidos pela Huawei.

Se verdadeira, esta informação torna a DeepSeek ainda mais impressionante. Isto porque o 910C é um chip com performance geral um pouco pior do que os da Nvidia, e não tem uma boa interconectividade entre os núcleos (o que é vital para aplicações de inteligência artificial).

Doria também afirma que a próxima versão da IA chinesa (DeepSeek V4) será treinada usando apenas chips 910C da Huawei, e que a “independência de chips” é algo que as empresas chineses estão se esforçando para alcançar. O motivo para isso são as políticas protecionistas dos EUA para com esta tecnologia, que já era bastante estritas no governo Biden e podem se tornar ainda piores sob Trump.

O analista também afirma que o documento fala sobre as expectativas para a próxima geração de chips da Huawei, que irá se chamar 920C e promete ter o mesmo nível de performance que o B200 (o atual chip mais avançado da Nvidia). E se a DeepSeek já conseguiu treinar uma IA que supera o Chat GPT em tarefas complexas usando um chip muito pior, imagina o que irá acontecer quando a tecnologia de ambos for equivalente.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments