Divino Leitão, desenvolvedor de jogos pioneiro no Brasil, morre aos 67 anos - Drops de Jogos

Divino Leitão, desenvolvedor de jogos pioneiro no Brasil, morre aos 67 anos

Falecimento

Divino Leitão. Foto: Reprodução/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Divino Leitão. Foto: Reprodução/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Kao Tokio informou no site Quebrando O Controle que o desenvolvedor de jogos Divino Carlos Rodrigues Leitão, Divino Leitão para os amigos, faleceu no dia de hoje, 13 de abril de 2025. Divino foi um dos primeiros criadores de jogos digitais para computadores na Brasil, sendo Cavernas de Marte, game de 1985, seu projeto mais famoso.

O profissional contou que começou ainda jovem a se interessar por arte e design visual por computadores numa época em que era incomum até mesmo visualizar artes em pixels nas telas dos PCs e que decidiu criar jogos experimentais mesmo sem ter um equipamento ou conhecimento técnico.

Pesquisando constantemente sobre o assunto e lendo compulsivamente a revista Micro Sistemas, começou suas produções amadoras, até criar Cavernas de Marte, cujo título se inspirava na obra literária de Isaac Asimov, um de seus autores preferidos.

Seu trabalho acabou chamando a atenção de José Eduardo Neves, dono da Ciberne, uma das software houses mais importantes da época, que o convidou para comercializar o produto: “o que você acha da gente colocar o seu jogo numa fita [cassete], produzir e vender”, disse o empresário ao então jovem desenvolvedor.

Em 2014, na Copa do Mundo, Divino criou o card game Cartabol, jogo original baseado em inúmeras referências de jogos e dinâmicas lúdicas, como jogo da memória, jo-ken-po, dominó, jogo da velha e futebol. “Apesar de tantas referências, o Cartabol é extremamente simples, mas esta simplicidade é apenas aparente”, comentou Divino em bate-pepo com Kao Tokio, à ocasião do lançamento do projeto.

“Se você gosta de usar o raciocínio lógico e estratégia, irá se surpreender com as possibilidades”, afirmou. Muitos outros projetos vieram nos anos posteriores, a exemplo de Taipan 1122, game desenvolvido em 2022.

“Estou triste. Meu grande amigo, parceiro de criação e ideias de games há mais de quarenta anos, nos deixou hoje. A indústria de jogos BR deve muito a esse cara, que agora vai criar em outro patamar. Estava esperando pela melhora dele, pra contar sobre os novos projetos e para que participasse também. Vai fazer muita falta, meu amigo”, escreveu Renato Degiovani, pioneiro na cena brasileira de jogos desde 1981, no Facebook.

Divino Leitão. Foto: Reprodução/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Divino Leitão. Foto: Reprodução/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments