Tecnologia, cultura e conservação: Bird Game Jam Tour 2025 conecta jovens ao universo das aves brasileiras - Drops de Jogos

Tecnologia, cultura e conservação: Bird Game Jam Tour 2025 conecta jovens ao universo das aves brasileiras

Iniciativa que une observação de aves, desenvolvimento de jogos e educação ambiental começa por Botucatu e percorrerá outras três cidades paulistas ao longo do ano

Bird Game Jam. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Bird Game Jam. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Drops de Jogos recebeu informações oficiais. Na interseção entre a tecnologia e a natureza, a Bird Game Jam Tour 2025 inicia neste final de semana, em Botucatu, uma jornada que busca inspirar novos olhares sobre as aves brasileiras. A maratona criativa, que une desenvolvedores de jogos digitais a ornitólogos e especialistas em conservação.

E convida jovens de diferentes áreas a criarem jogos baseados no comportamento, habitat e interações ecológicas das aves.

Bird Game Jam - Tour 2025

Entre os dias 28 e 30 de março, programadores, designers, roteiristas e curiosos vão se reunir no SENAI Botucatu para mergulhar em 48 horas intensas de criação, com mentoria de nomes importantes da indústria de games e da ornitologia nacional. A proposta vai além do entretenimento: é uma ação de educação ambiental e valorização da biodiversidade brasileira.

“Queremos aproximar as pessoas das aves por meio da linguagem que elas mais consomem hoje: os jogos digitais. Quando você transforma um sabiá, um gavião ou um curió em protagonista de uma narrativa interativa, você gera conexão, empatia e conhecimento”, explica Ana Júlia Cano, uma das idealizadoras da jam.

Aves como inspiração, cultura como ferramenta

Com edições também previstas para São Paulo (maio) e Miracatu (julho), a Bird Game Jam Tour 2025 quer extrapolar o universo dos games e se conectar com públicos mais amplos, como observadores de aves, fotógrafos de natureza e turistas interessados em natureza. Na segunda fase do projeto, os jogos desenvolvidos serão exibidos em eventos abertos ao público, promovendo a cultura da conservação por meio do entretenimento.

Além de fomentar a inovação no setor de jogos digitais, a iniciativa destaca a riqueza da avifauna nacional, despertando o interesse de novos públicos para a importância das aves e dos seus ecossistemas. O Brasil abriga mais de 1.900 espécies de aves — muitas delas ameaçadas — e iniciativas como essa contribuem para ampliar o conhecimento e o engajamento da sociedade em sua preservação.

“O potencial das aves como porta de entrada para a educação ambiental é imenso. A Bird Game Jam explora esse potencial de forma inovadora, usando a tecnologia como ponte entre o urbano e o silvestre, entre o lúdico e o científico”, afirma Lia Fuziy, uma das organizadoras da jam.

Mentoria de peso

Entre os mentores confirmados estão profissionais renomados da indústria de games e especialistas em aves, como o desenvolvedor Lucas Mattos (do premiado Dandara), o sound designer Thommaz Kauffmann, a ilustradora Victoria Motta, e ornitólogos como Natália Allenspach, do blog A Passarinhóloga, e Gersony Jovchelevich, autora de guias de aves e criadora do canal do YouTube Fundo de Quintal Fauna Silvestre.

A edição de Botucatu conta com apoio da Secretaria de Turismo do município, do SENAI-SP e do programa ProAC SP, além de instituições como SAVE Brasil, Goethe-Institut São Paulo e Legado das Águas — a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, onde acontecerá a edição imersiva para marcar o encerramento da Tour 2025.

Em tempos em que o contato com a natureza é cada vez mais mediado por telas, a Bird Game Jam Tour propõe um caminho inverso: usar o digital para provocar curiosidade, reencantar as pessoas com o mundo natural e mobilizar esforços para a conservação das nossas aves.

RESUMO

birdgamejam.com
Imagens para divulgação
Vídeo apresentação
Edição Botucatu: 28 a 30 de março – SENAI Botucatu
Edição São Paulo: 23 a 25 de maio – Goethe-Institut São Paulo
Edição Miracatu: 25 a 27 de julho – Legado das Águas
Público: pessoas com 18 anos ou mais, com interesse em programação, arte, som, narrativa e afins, incluindo entusiastas, estudantes e profissionais da indústria brasileira de jogos digitais.

Realização:

PROAC SP

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas

Governo do Estado São Paulo

Apoio:

Avistar Brasil

SAVE Brasil

Goethe-Institut São Paulo

Secretaria de Turismo de Botucatu

SENAI-SP

Legado das Águas

Bird Game Jam. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Bird Game Jam. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments