Após a venda da divisão de games da Niantic para o grupo saudita Scopely, duas grandes preocupações surgiram para os jogadores de Pokémon GO. A primeira é sobre se os dados deles estarão seguros, e a segunda sobre o aumento de anúncios e propagandas no jogo.
Essas são preocupações genuínas, porque a Scopely possui outros jogos mobile “free to play” (f2p), como Monopoly Go!, onde a questão dos anúncios intrusivos e que às vezes tornam o ato de jogar mais difícil é algo frequente.
Em entrevista para a Polygon, o diretor sênior de produto de Pokémon Go, Michael Steranka, afirmou que nenhuma dessas preocupações será um problema real para os jogadores.
Steranka afirma que a equipe da Niantic ficou meses conversando com o time da Scopely antes de fechar a aquisição, e o objetivo era garantir que a mudança de “gerência” do jogo não impactasse negativamente a comunidade que se formou em torno do game.

Michael Steranka, diretor sênior de produto de Pokémon GO (Foto: perfil de Michael Steranka no Linkedin)
Ele afirma que a Scopely conseguiu entender que Pokémon GO tem mecânicas que diferem do padrão “caça-níquel” de jogos f2p para celulares, e que é essa diferença que permitiu a criação de uma comunidade tão envolvida com o game.
Por isso, ele é categórico ao afirmar que a Scopely não irá encher o jogo de anúncios intrusivos, e até afirma que seria “loucura” mudar agora a fórmula de sucesso do jogo.
Já a questão de segurança dos dados, Steranka confirmou que a Scopely não vende os dados de nenhum de seus jogos para terceiros, e que antes da aquisição a empresa saudita deu garantias de que isso não iria mudar no futuro.
Quer dizer que Pokémon GO está seguro?
Claro que não. Ainda que Steranka tenha sido categórico na defesa de que Pokémon GO continuará sendo o mesmo jogo, nós precisamos entender que esta defesa é uma espécie de propaganda em si. Afinal, eles acabaram de vender parte da empresa por US$3,5 bilhões, é lógico que ninguém da Niantic iria falar mal dos compradores.
Mas a realidade é que nem Steranka nem ninguém da Niantic pode dar certeza de que o jogo não irá passar por mudanças por um único motivo: eles não estão mais no controle. O diretor do jogo pode dizer que ele “espera” que não ocorram mudanças, que ele “acredita” que a Scopely vai manter o jogo do jeito que é hoje, mas ele não pode “garantir” nada.
A realidade é que, se a Scopely quiser obrigar os jogadores a assistir 30s de anúncios a cada vez que jogar uma pokébola, ela pode. Porque todas as decisões referentes a mudanças no jogo agora estão nas mãos deles, e não mais da Niantic.
A mesma coisa sobre a questão da venda dos dados: a Scopely pode ter prometido que a política dela sobre esse tipo de venda não vai mudar no futuro, mas nada impede ela de mudar de ideia e começar a vender os dados dos jogadores. Claro, pode ser que haja uma cláusula de proteção contra isso no contrato da venda, mas se essa mudança de posição acontecer depois de alguns anos pode ser uma batalha judicial complicada tentar forçar o uso desta cláusula. E isto, claro, SE algo assim existir (e eu não acredito que exista).
Por isso, a entrevista de Steranka deve ser vista como uma posição atual. Ou seja, é pouco provável que a Scopely vá encher Pokémon GO de anúncios ou vender os dados dos jogadores para terceiros assim que a compra for finalizada. Mas essa promessa de que o jogo NUNCA vai ter anúncios intrusivos? Isso é papo de vendedor, porque não há como ninguém da Niantic dar essa garantia.
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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.