Novo console da Nintendo, o Switch 2, será lançado em junho de 2025 com um preço inicial de US$ 449,99 (R$ 2.522, sem impostos), anunciou a empresa de jogos nesta quarta (2) — um valor acima do esperado, que alguns analistas atribuem às tarifas impostas por Donald Trump, incluindo taxas sobre o Vietnã, país para o qual a empresa transferiu grande parte da produção do Switch nos últimos anos para se afastar da China.

Nintendo Switch 2. Foto: Reprodução/Reuters
As tarifas do presidente colocaram “pressão sobre uma cadeia de suprimentos” que a Nintendo “passou anos otimizando para se afastar da China”, estabelecendo instalações de produção adicionais no Vietnã, disse à Forbes Joost van Dreunen, professor da Stern School of Business, da Universidade de Nova York, especialista na indústria de videogames.
Tarifas atingiram a Nintendo em seu “momento mais vulnerável“, disse van Dreunen, referindo-se ao período de lançamento do Switch 2. Ele acrescentou que a empresa provavelmente incorporou uma margem de segurança no preço do console, mas observou que as tarifas foram mais severas do que o esperado pela companhia.
Switch 2 custa 50% a mais do que o valor inicial do Switch original, um aumento que Serkan Toto, fundador da consultoria Kantan Games, disse à Reuters ser “um pouco maior do que o amplamente esperado”.
Com informações da Forbes Brasil.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.