Primeiro jogo de tabuleiro brasileiro tem origem indígena

  • por em 12 de abril de 2023

Primeiro jogo de tabuleiro brasileiro tem origem indígena - Imagem: reprodução [Instituto Moreira Salles]

Em recente bate-papo no programa em vídeo Drops de Jogos, que acontece online às sextas, às 22h, o apresentador Kao Tokio trocava informações com os especialistas em jogos de tabuleiro Jaime Daniel e Julyana Barradas sobre as origens dessa cultura.

Em dado momento, surgiu a informação sobre o primeiro jogo de tabuleiro nacional. Segundo pesquisas, ao que tudo indica, o primeiro board game nacional pode ser anterior à própria civilização brasileira ou até mesmo ao descobrimento do Brasil.

O Jogo da Onça, de origem indígena, especificamente do povo Bororo, do Mato Grosso, consta nos registros dos estudiosos sobre o tema como o primeiro jogo inventado em terras brasileiras.

“A gente não tem muitas noção quanto ao registro histórico desses jogos, então, fica complicado de datar esses jogos”, afirmou o profissional, também conhecido como Metagamer, durante a conversa.

“Talvez tenha até algum historiador que saiba melhor do que eu mas, sim, o Jogo da Onça é o primeiro”, enfatizou o promotor lúdico.

Há informações com as regras do Jogo da Onça no site Ludopedia, para baixar e usar.

Assista, abaixo, ao trecho do programa.

Imagem: reprodução [Instituto Moreira Salles]

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments