DeepSeek está tentando reforçar sua vantagem de mercado. A startup chinesa desencadeou uma liquidação de mais de US$ 1 trilhão nos mercados de ações globais no mês passado com um modelo de raciocínio de IA de preço reduzido que superou muitos concorrentes ocidentais.

A empresa sediada em Hangzhou está acelerando o lançamento do sucessor do modelo R1 de janeiro, de acordo com três pessoas familiarizadas com a empresa.
A Deepseek havia planejado lançar o R2 no início de maio, mas agora quer lançá-lo o mais cedo possível, disseram dois deles, sem fornecer detalhes.
A empresa diz que espera que o novo modelo produza melhor codificação e seja capaz de raciocinar em idiomas além do inglês. Detalhes do cronograma acelerado para o lançamento do R2 não foram relatados anteriormente.
O DeepSeek não respondeu a um pedido de comentário para esta história. Os rivais ainda estão digerindo as implicações do R1, que foi construído com chips Nvidia menos potentes, mas é competitivo com aqueles desenvolvidos aos custos de centenas de bilhões de dólares por gigantes da tecnologia dos EUA.
R2 provavelmente preocupará o governo dos EUA, que identificou a liderança da IA como uma prioridade nacional. Seu lançamento pode galvanizar ainda mais as autoridades e empresas chinesas, dezenas das quais dizem ter começado a integrar modelos DeepSeek em seus produtos.
Pouco se sabe sobre a DeepSeek, cujo fundador Liang Wenfeng se tornou bilionário por meio de seu fundo de hedge quantitativo High-Flyer. Liang, que foi descrito por um antigo empregador como “discreto e introvertido”, não fala com nenhuma mídia desde julho de 2024.
A Reuters entrevistou uma dúzia de ex-funcionários, bem como profissionais de fundos quantitativos com conhecimento sobre as operações da DeepSeek e sua empresa controladora High-Flyer. Ela também revisou artigos da mídia estatal, postagens de mídia social das empresas e artigos de pesquisa que datam de 2019.
Eles contaram a história de uma empresa que funcionava mais como um laboratório de pesquisa do que como uma empresa com fins lucrativos e não estava sujeita às tradições hierárquicas da indústria tecnológica de alta pressão da China, mesmo tendo se tornado responsável pelo que muitos investidores veem como o mais recente avanço em IA.
Com informações da reportagem de Eduardo Baptista, Julie Zhu e Fanny Potkin na Reuters.

IA chinesa DeepSeek ganhará versão R2 em breve. Foto: Divulgação/Drops de Jogos
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.