Trio israelense transforma Mario em cadeirante para discutir acessibilidade

O vídeo mostra Mario perdendo a mobilidade das pernas após salto mal realizado entre blocos.

  • por em 5 de janeiro de 2016

Um trio de desenvolvedores de Israel criou um vídeo a partir do game Super Mario Bros. no qual o protagonista do jogo se acidenta e precisa prosseguir como cadeirante. Ante às dificuldades em vencer os desafios, Mario é ajudado por seu irmão Luigi, que constrói rampas e acessos elevatórios para permitir a jornada do personagem.

"Um de nós (nós somos três) tem realmente limitações [de locomoção] e está usando uma cadeira de rodas. É por isso que esta questão [a acessibilidade] é importante para nós", declarou Roi Meyshar, um dos idealizadores, ao site Inquisitr. Roi Meyshar assina a criação do vídeo ao lado de Liron Atia e Gadi Wilcherski, que conta com artes e animação de Eran Keren. O grupo, intitulado Tachles, ganhou notoriedade mundo afora, o que leva o imprescindível tema à pauta de discussões.

Com a intervenção de Luigi, Mario pode voltar a correr pela plataforma, vencendo inimigos e ganhando power ups até o término da fase. Ao final do game, uma mensagem observa que não estamos mais nos anos 1980 e propõe "Permita acesso para todos. Agora."

Embora possa parecer impactante para alguns, o game toca na importante questão da acessibilidade e encontra eco no Brasil, onde o respeito ao acesso universal ainda engatinha. Além da imensa quantidade de lugares despreparados para receber pessoas com limitações de locomoção, não faltam exemploes de desrespeito nas ruas, onde motoristas não se importam de estacionar em vagas exclusivas para deficientes ou junto à guia, nas rampas de acesso para cadeirantes. 

Abaixo, você confere o vídeo na íntegra:

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Vídeos