O Comitê Financeiro do parlamento alemão acaba de aprovar a criação de um fundo de investimentos com verba federal de €50 milhões para o desenvolvimento de jogos digitais.
“A decisão, conforme amplo consenso, mostra a intenção de tornar a Alemanha um participante mais vital internacionalmente no campo do desenvolvimento de jogos de computador”, afirmou Felix Falk, diretor de gerenciamento da Game, a associação germânica das indústrias de games.
“O financiamento de jogos visa reduzir as principais desvantagens competitivas da Alemanha no desenvolvimento de jogos de computador”, continua o documento online da associação, afirmando que países como França, Grã-Bretanha e Canadá financiam suas indústrias de jogos locais há muitos anos.
“O desenvolvimento de jogos de computador na Alemanha é, portanto, até 30% mais caro em comparação. Como resultado, a participação das produções de jogos alemãs no mercado doméstico vem caindo há anos, apesar do forte crescimento do mercado de jogos. Recentemente, para cada 100 euros gastos em computador e videogame, apenas 4,30 euros foram para empresas na Alemanha”, enfatiza o texto.
Para a associação, exemplos como o do gorverno da França mostram os efeitos positivos que um financiamento federal pode acarretar. “Um subsídio total de 50 milhões de euros por ano pode levar a contribuições fiscais e previdenciárias adicionais de aproximadamente 90 milhões de euros na Alemanha”, projeta a associação.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.