Betagames Group responde às críticas ao indie 171 em nota na rede - Drops de Jogos

Betagames Group responde às críticas ao indie 171 em nota na rede

  • por em 23 de novembro de 2022

Betagames Group rebate críticas ao indie 171 - Imagem: reprodução

O Betagames Group, que vem desenvolvendo o indie game 171, recém-lançado em acesso antecipado, viu sua produção transformar-se em alvo de críticas e reclamações em massa na internet, desde a chegada do jogo nas lojas virtuais, há dois dias.

A quantidade de impressões negativas ao projeto é tamanha, que o grupo decidiu lançar uma nota em reposta ao público por meio de sua conta de Twitter.

Em um longo texto, dividido em cinco telas, o time de profissionais do estúdio brasileiro inicia o comunicado agradecendo a comunidade pelo apoio com o lançamento da versão pré-Alpha do jogo e inicia suas considerações sobre a movimentação que tomou conta das redes e da qual se sentem vítimas.

“Não compreendemos porque viramos foco de uma campanha que coloca em xeque nosso mérito desenvolvedores e criadores, inclusive imputando crimes graves, como desvio de dinheiro/fraude”, relatam no texto.

A nota afirma que “não é fácil ser desenvolvedor indie no Brasil” e observa que desacreditar “um projeto de Sandbox como o Alpha de 171, com uma equipe de 7 pessoas, durante dois anos é não levar a sério quem tira seu sustento dessa indústria”. A produção do game, no entanto, vem sendo realizada há mais de 10 anos, como comunicado anteriormente pelos produtores.

O Betagames Group enfatiza que desmerecer o uso de assets ou produção de terceiros “mostra um desconhecimento sobre o mercado de desenvolvimento de jogos” e que a junção dos pacotes de soluções adquiridos não correspondem a “20% do que o 171 é hoje”, e explica que o uso desses recursos pressupõe “um processo de desenvolvimento aplicado na implementação desses conteúdos”, como “modificar, testar, adaptar, otimizar e polir o conteúdo”.

A equipe também contesta as acusações de que a arrecadação de R$ 85 mil em campanha de financiamento coletivo se destinasse apenas à “criação do sistema de dia e noite do jogo”. “Só pode ser um problema de interpretação textual por parte dos acusadores”, afirma a nota.

Os profissionais elencam inúmeras etapas e demandas necessárias para a produção de um jogo digital e destacam que o total arrecadado está sendo integralmente utilizado na produção.

“Tudo isso demanda tempo de criação e remuneração para os desenvolvedores e pessoas responsáveis pelo trabalho”, avaliam na resposta pública. “Diferente do alegado, fazer um game indie não se resume a colocar um monte de assests junto”, declaram.

Imagem: frame de vídeo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments