Eu não sei vocês, mas a cada ano que passa eu odeio mais o primeiro de abril. Não vou negar, o “Dia da Mentira” era uma data divertida quando eu era criança pra fazer “pegadinhas” com meus pais ou meus amigos.
Mas no mundo atual, onde IAs, deep fakes e fábricas de fake news nos obrigam a ficar o dia inteiro nos perguntado se tudo o que vemos nas redes sociais e na internet é real ou não, um dia inteiro onde veículos de mídia e empresas que você confia se dedicam a inventar coisas pra te enganar perde o encanto.
Mas apesar de hoje eu odiar qualquer coisa envolvendo “piadinhas” de primeiro de abril, não posso negar que o Dia da Mentira nos proporcionou algumas coisas que se tornaram muito mais engraçadas não pela piada em si, mas porque se tornaram reais. E aqui vou lembrar cinco desses produtos que surgiram como uma piadoca especial para o dia de hoje.
Toda a raça Pandaren em World of Warcraft
No longínquo ano de 2002, a Blizzard postou em seu site como piada do Dia da Mentira a introdução de uma quinta raça a Warcraft III: Reign of Chaos. Essa raça seria um grupo de humanóides pandas conhecido como os Pandaren.
Ainda que tenha sido anunciado como uma piada, em julho de 2003 a expansão The Frozen Throne para Warcraft III introduziu ao jogo o Pandaren Brewmaster, o primeiro herói “neutro” da raça Pandaren.
A piada se tornou real de verdade em 2012, quando a expansão Mists of Pandaria introduziu oficialmente os Pandaren como uma raça jogável em World of Warcraft.
Vendas do Nintendo Wii
Numa época onde os sites costumavam fazer matérias “falsas” no Dia da Mentira, a GameSpot tentou ser engraçadinha e acabou sendo profética. Em 2006, ela publicou uma entrevista de um analista inventado, que falava sobre a “Revolução da Nintendo”.
Basicamente, a matéria – que na época foi publicada como algo tão absurdo que só poderia ser uma brincadeira de primeiro de abril – falava que o Nintendo Wii (que na época era conhecido pelo codinome “Nintendo Revolution”) seria o grande vencedor da “Guerra de Consoles” daquela geração, e que em 2010 ele teria derrotado o PlayStation 3 e o Xbox 360 em vendas.
E o que parecia algo absurdo em abril de 2006 (na época da publicação apenas o Xbox 360 já havia sido lançado), acabou se tornando realidade. O console da Nintendo vendeu mais de 101 milhões de unidades, enquanto os consoles da Microsoft e da Sony não chegaram aos 90 milhões.
O iPhone
O que talvez seja o aparelho eletrônico mais revolucionário do século também teve seu conceito “inventado” em uma piada de primeiro de abril.
Em 2004 – três anos antes do lançamento do iPhone – o site Pocket Lint publicou uma notícia de Dia da Mentira sobre a Apple estar preparando um acessório mobile para o iPod. No texto, o acessório é apresentado como um telefone celular que você pode conectar fisicamente ao tocador de mp3 da empresa.
A matéria em si é anterior a qualquer arquivo atual do site, mas é possível acessar uma repostagem do texto original q foi feita em 2013. E o que parecia algo absurdo em 2004 acabou se tornando real com o lançamento do primeiro iPhone em 2007.
Dating Sim de PalWorld
Essa é algo bem mais recente: no ano passado, a Pocketpair soltou no dia primeiro de abril um trailer para Pal❤world” ~More Than Just Pals~, que seria um dating sim onde o seu personagem humano poderia namorar e ter relacionamentos com os bichinhos que parece pokémons com armas (ou clones de digimons).
Mas a Pocketpair garante que isso não é só uma brincadeira, e no dia 31 de março lançou um segundo trailer do projeto, que vai ser sim um dating sim real de Palworld (dizem).

De acordo com as informações na página da Steam do game, você será um estudante da prestigiado Palagos Private Academy, e poderá fazer amizades, namorar ou desmembrar e comer os pals (os bichinhos de Palworld) que encontra pelo jogo.
Pal❤world” ~More Than Just Pals~ ainda não tem uma data de lançamento oficial, mas tudo indica que deve chegar ainda este ano (mas não hoje em primeiro de abril, pelo menos é isso que garante a Pocketpair).
Pokémon GO
Parece brincadeira, mas um dos maiores jogos mobile de todos os tempo também foi criado como uma brincadeira de primeiro de abril.
Como parte do Dia da Mentira de 2014, o Google havia anunciado algo que ele chamou de “Google Maps Pokémon Challenge”. No vídeo de anúncio da função, eram mostrado diversas pessoas usando o Google Maps para se localizar e “capturar” Pokémons no mundo real.

Na época, a Niantic ainda era um pedaço do Google, e tinha criado uma ferramenta de realidade aumentada que chamava o interesse das pessoas no jogo Ingress, mas não conseguia reter os jogadores para ser rentável. E, quando um dos funcionários da companhia viu esse vídeo do Google, ele na hora soube qual deveria ser o próximo passo do laboratório.
E o resto é história: lançado em 2016, Pokémon GO é até hoje um dos jogos mais baixados para mobile mesmo quase 10 anos após o lançamento, tem uma grande base de jogadores fiéis, e tornou a Niantic uma empresa bilionária.
BÔNUS: Gmail
Esse é um caso interessante porque ele não era uma brincadeira de Dia da Mentira, mas todo mundo achou que fosse. Isto porque o provedor de e-mails do Google foi lançado no dia primeiro de abril de 2004, e promovia coisas que pareciam boas demais para ser verdade.
Primeiro, a capacidade: o Gmail lançou com uma caixa de entrada de 1GB, que na época era muito maior do que todos os outros e-mails grátis ofereciam. Enquanto provedores como Yahoo e Hotmail (os principais da época) ofereciam um armazenamento que permitia entre 30 e 60 e-mails armazenados na sua caixa de entrada, o Gmail chegou oferecendo uma que comportava mais de 13 mil mensagens.
Além disso, ele já vinha “de fábrica” com o mecanismo de pesquisa do Google para sua conta local, o que permitia achar fácil um e-mail específico atráves de uma palavra no texto ou assunto geral.
A coisa era tão absurda que quando a Associated Press publicou uma história sobre o lançamento do Gmail, ela recebeu uma enxurrada de mensagens e comentários de leitores sobre como eles tinham sido enganados e que tudo não passou de uma piada do Google no Dia da Mentira.
Mas não era piada, e hoje só quem ainda não nasceu que não possui uma conta no Gmail.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.