Apresentador do Flow Games troca gênero do ator Elliot Page e é defendido por fundador do MBL - Drops de Jogos

Apresentador do Flow Games troca gênero do ator Elliot Page e é defendido por fundador do MBL

Fala do Cross e repercussão com o Renan Santos

Cross e Renan Santos. Foto: Reprodução/YouTube/Redes Sociais/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Cross e Renan Santos. Foto: Reprodução/YouTube/Redes Sociais/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

O apresentador do Flow Games (e também do Flow Sport Club) chamado Cross trocou o gênero do ator trans Elliot Page em uma fala com Phoenix. O segundo apresentador tenta corrigir o colega, mas ele mantém a declaração de Elliot no feminino no corte.

Cross e Renan Santos. Foto: Reprodução/YouTube/Redes Sociais/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Cross e Renan Santos. Foto: Reprodução/YouTube/Redes Sociais/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

A informação foi difundida numa thread no X/Twitter do produtor de conteúdo foolisz, junto com o corte da live. Ele escreveu o seguinte.

Cross errou os pronomes do Elliot Page, um homem trans, durante uma live no Flow Games mesmo depois do Phoenix corrigi-lo. Não respeitar pronomes de pessoas trans é transfobia. Espero que você, Cross, não tenha feito de propósito. Tenha o mínimo de respeito e corrija seu erro (+)

Ele é um dos rostos da marca, ele deve ter cuidado com o que diz e a equipe do Flow Games não devia deixar esse tipo de coisa passar batido.

O público do Flow Games É INFLUENCIADO PELO COMPORTAMENTO DE SEUS APRESENTADORES então eles devem ter RESPONSABILIDADE, um descuido desses influencia as pessoa a serem transfóbicas.

pessoas* o S do meu teclado ta morrendo

Não quero “cancelamento” de ngm, eu genuinamente gostaria de ver uma retratação sobre isso, pode ser um simples erro, e acredito que ele possa entender que ele se descuidou, não é a primeira vez que o Cross ou outra pessoa da bancada fala algo questionável e isso desencadeia (+)

Uma onda de comentários ruins por parte dos telespectadores, errar é normal, mas reconhecer os erros é necessário, ainda mais levando em consideração o tipo de público que você quer construir, e eu duvido que o Flow Games deseja o tipo de público que concorda com esses erros.

Defesa do fundador do MBL

Renan Santos. Foto: Reprodução/X/Twitter

Renan Santos. Foto: Reprodução/X/Twitter

Renan Santos é um dos fundadores do Movimento Brasil Livre, o MBL, um grupo de extrema direita que militou pelo impeachment sem crime de responsabilidade de Dilma Rousseff, apoiou a eleição de Jair Bolsonaro e que tem um histórico de atacar pautas LGBTQIAP+. Ele saiu em defesa de Cross.

Tascou um “franga canceladora” para o criador de conteúdo foolisz.

Não é a primeira vez que o MBL se mete no cenário brasileiro de games. Em 2021, quando o maior streamer da Twitch, Gaules, atacou movimentos de esquerda como MST e o MTST, o Movimento Brasil Livre deu corda para ataques que tiraram a conta GamerAntifa do ar.

É transfobia?

Elliot Page se identifica como homem trans desde 2020.

De acordo com a Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB da Bahia, o erro proposital do pronome de uma pessoa trans pode configurar crime de transfobia. O que diz o órgão no Instagram?

Se recusar a chamar uma pessoa transexual ou travesti pelo pronome que a pessoa se identifica é considerado crime de transfobia.

Isso acontece porque o ordenamento jurídico brasileiro segue o posicionamento das legislações internacionais de direitos humanos, que preveem o respeito ao “direito ao nome” e à liberdade pessoal.

Ou seja, no Brasil, as pessoas trans têm o direito de serem tratadas pela sua identidade autopercebida, inclusive em seus documentos pessoais, devendo ser chamadas pelo pronome ao qual se identificam.

Dessa forma, recusar-se, propositalmente, a chamar uma pessoa transexual pelo pronome que se autodeclara é considerado TRANSFOBIA.

Por falta de legislação específica, em 2019 o Supremos Tribunal Federal (STF) criminalizou a transfobia sob os mesmos parâmetros do crime de racismo, até que o Congresso crie uma lei própria para o tema.

Portanto, se restar evidente que o sujeito troca o pronome de uma pessoa trans propositalmente, seja para ofender ou provocar, a conduta pode se enquadrar nos crimes previstos na Lei de Racismo (Lei n. 7.716/89), em analogia à transfobia.

Quem é Cross?

Cross é apresentador do Flow Games e do Flow Sport Club, ambos canais do Grupo Flow. Cross, sozinho, tem um canal com mais de um milhão de inscritos e outros quatro entre 300 mil e 100 mil inscritos. Posta conteúdo de esporte e de videogames.

Outro lado

O Drops de Jogos entrou em contato com o Grupo Flow. Encaminhamos essas perguntas:

1 A declaração do Cross foi acidental? Se foi, o Flow Games pensa em fazer algum tipo de retratação?

2 Vocês estavam cientes que isso está viralizando há alguns dias?

3 Tem algo que eu não perguntei e vocês gostariam de acrescentar?

O Grupo Flow nos retornou que está elaborando uma resposta. A reportagem será atualizada com seu posicionamento oficial.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

DROPS DE JOGOS RELANÇA SUA CAMPANHA DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments