Artes criadas para os jogos nacionais se transformam na exposição ArteGame Brasil

Curador tem longa tradição na realização de eventos voltados à expressão artística e cultural dos games e cunhou a expressão "Game Cultura".

  • por em 31 de maio de 2016

A arte dos jogos brasileiros, e o processo criativo desses artistas, é o tema da exposição ArteGame Brasil, que acontece em Natal, no Rio Grande do Norte, a partir do próximo dia 1º de junho.

Idealizada pelo Prof. Dr. Roger Tavares, que também assina a curadoria, a exposição pretende mostrar ao público o talento dos profissionais brasileiros e a qualidade de uma importante etapa do game design, nem sempre percebida no momento em que o jogador interage com o rico universo criado para jogo.

“O jogo não nasce pronto. Ele passa por diversas etapas até chegar ao seu computador ou videogame. Infelizmente, essas etapas todas, apesar de muito interessantes, não chegam ao público, e são perdidas, ou mesmo, descartadas.” explica Roger Tavares, professor e pesquisador na linguagem dos jogos digitais.

Nesta primeira edição, dois games nacionais reconhecidos pela qualidade artística e gameplay exibem seus layouts e processos de design: Chroma Squad, da brasileiense Behold Studio, e My Night Job, do estúdio paulistano Webcore Games. Mas Roger Tavares está certo que, para as próximas edições, outros estúdios apresentarão seus trabalhos.

"A obra de arte não está na obra em si, mas na experiência do sujeito com a obra, seja ele o artista/desenvolvedor ou seu fruidor/jogador, como podemos propor partindo do pensamento de Gadamer", informa o texto de abertura da exposição, assinado pela Profa. Dra. Arlete Petry.

O curador e "Dr. em Games" Roger Tavares tem longa tradição na realização de eventos voltados à expressão artística e cultural dos games e cunhou a expressão Game Cultura, que deu nome ao site de conteúdos acadêmicos sobre o tema e converteu-se em projetos socioculturais em instituições como Sesc São Paulo, Senac e PUC-SP, entre outras.

A exposição se inicia em junho e pretende circular por diversas cidades do Brasil como São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, até julho de 2017, quando dará lugar à segunda edição da exposição, com novos materiais.

As cidades interessadas em sediar a exposição podem contatar a produção por meio da fanpage da expo e contatos com a curadoria podem ser mantidos através do email de Roger Tavares.

Serviço:
Evento: Exposição ArteGame Brasil
Período: De 1 a 10/06/2016
Local: Galeria DEART da UFRN
Endereço: Rua Salgado Filho, 3000. Natal, RN
Entrada: Grátis

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura