BH entra na rota dos grandes eventos culturais com o Minas Games Festival - Drops de Jogos

BH entra na rota dos grandes eventos culturais com o Minas Games Festival

Projeto reúne várias programações ligadas à cultura de games.

  • por em 18 de junho de 2015

Começa hoje em Belo Horizonte o Minas Games Festival, projeto que reúne palestras, oficinas, exposição, competição entre equipes, concurso de Cosplay, shows, workshops, sessões de cinema, espaço kids e outras atividades ligadas à linguagem dos jogos digitais.

O evento, realizado com curadoria de Marcelo Nery, apoio cultural de Oi Futuro e PUC Minas, e incentivo do governo mineiro, tem início às 18h, com palestra de abertura realizada por Alessandro Martinello, diretor criativo do estúdio gaúcho Swordtales e desenvolvedor reconhecido pela produção de Toren. Martinello disserta às 19h com o tema "Uma aventura Indie", em que abordará os bastidores do jogo Toren, as experiências e dificuldades com a produção do game e seu encontro com personalidades diversas ligadas ao meio.

O evento conta ainda com apresentação da Orquestra Multiplayer, que fará uma releitura erudita de temas musicais clássicos dos games, a exibição do documentário Indie Game: The Movie e outras atrações. A entrada é gratuita. A programação segue até o dia 21, com encerramento previsto para as 20h.

"Está fantástico!", comemorou o curador do projeto, Marcelo Nery. "O pessoal está aderindo em peso na participação nas redes e presencialmente. Já tem gente chegando no local e está bem cedo, ainda!", afirmou nesse final de tarde. Para o produtor, que também coordena o curso de Jogos Digitais na PUC de Minas, "o evento traz Minas Gerais para o cenário nacional dos jogos, mostrando todo o potencial das empresas, estudantes, professores, mercado e desenvolvedores, entre outros, que estão transformando a economia criativa local". Marcelo acredita que, embora as pessoas em postos de decisão ainda tenham certa restrição com a linguagem dos games, "eles um dia darão espaço à galera que cresceu com games" e, em 10 ou 15 anos "teremos um cenário muito diferente, já que nós que estaremos assumindo esses papeis", concluiu.

Esta realidade começa a mudar, com a realização de eventos como esse.

Outras informações podem ser acessadas diretamente na página do evento.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments