Marcada para acontecer entre 26 e 31 de janeiro de 2016, a 9ª edição da Campus Party Brasil em São Paulo já está começando a tomar forma com palestras e debates confirmados para alguns de seus palcos.
O palco Feel The Digital Leisure, por exemplo, já tem apresentações confirmadas e variadas sobre a área de jogos, indo da criação de conteúdo ao esporte eletrônico e do cyberbullying aos games criados aqui no Brasil.
Confira o que já está programado e marque na agenda!
27/01/2016
10h30 – 11h15: As dificuldades de pesquisar o setor de games no Brasil
O Brasil é mesmo o quatro maior mercado consumidor? Por que é tão difícil mensurar sua importância? Este debate será importante para saber a real importância das pesquisas no nosso país.
Participantes:
Moacyr Alves Jr. – presidente da ACIGAMES, Associação Comercial, Industrial e Cultural dos Jogos Eletrônicos do Brasil
Luiz Ojima Sakuda – professor e pesquisador da USP
Maria Teresa Dantas Tescarolli – pesquisadora do MBI/IBOPE
Pedro Zambon – jornalista e pesquisador da UNESP
17h30 – 18h30: Cyberbullying e violência contra mulheres na cultura pop e nos games – Como o meio gamer e nerd é machista?
Saiba os problemas que as mulheres enfrentam na internet ao interagir com as comunidades de cultura pop e nos jogos eletrônicos. O debate vai adentrar nos preconceitos e nos ataques que garotas sofrem vítimas de machismo nestes segmentos.
Participantes:
Paola Rodrigues – Redatora de conteúdos e autora dos sites Cartas para Helena e Não Pule da Janela
Daniela Rigon – Jornalista, tradutora e colaboradora dos sites ESPN Games, Drops de Jogos e Geração Gamer.
Ana Paula Rita Souza Prata – Defensora Pública
28/01/2016
11h45 – 12h45: Como surgiram os games brasileiros?
Uma palestra sobre o início da cena brasileira de jogos digitais ministrada por Renato Degiovani, o homem conhecido pelo game Amazônia e pela revista Micro Sistemas.
Participantes:
Renato Degiovani – primeiro desenvolvedor de jogos no Brasil, desde 1981
Kao Tokio – editor do Drops de Jogos, como mediador
21h15 – 22h00: Como narrar e apresentar partidas de LoL, Dota 2 e e-sports por vídeo e televisão?
Uma nova realidade no e-sports são os narradores de partidas, além dos apresentadores deste gênero de game. Como é esta nova profissão?
Participantes:
Felipe Della Corte – mediador e especialista em e-sports
Diego "Toboco" – narrador oficial do CBLoL, competição oficial de League of Legends
Victor "PewPewPew" Nonato – narrador do canal Impetus e-Sports
Felipe Felix – apresentador e jornalista na ESPN Brasil
29/01/2016
11h45 – 12h45: Empatia e Ética nos Games
Debate sobre as questões morais e práticas nos jogos digitais, bem como eles influenciam a ética dos gamers. As participantes vão discutir como é a criação e a recepção dos videogames por parte dos desenvolvedores e do público.
Participantes:
Nath Vilya – integrante e autora do manifesto do coletivo e site MinasNerds
Beatriz Blanco – designer, pesquisadora de tecnologia, games e comunicação digital. Integrante dos sites MinasNerds e Bonus Stage
21h15 – 22h45: Como fazer conteúdo de games em podcasts e vídeos?
Os vídeos de gameplay e de jogos digitais estão entre os maiores conteúdos de audiência no YouTube. Este debate pretende discutir as formas mais bem-sucedidas de fazer conteúdo audiovisual na internet voltado para o entretenimento eletrônico.
Participantes:
Caio Corraini – editor do podcast Save Game e do site Jogabilidade
Alexandre Ottoni – fundador do site Jovem Nerd
Rodrigo Sanches – editor do site Bonus Stage
André Bacchi – editor do site Meia-Lua pra Frente Soco
Omelete – a definir
Acompanhe o Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.