CCXP23 teve 287 mil pessoas em cinco dias; confira as imagens do Drops de Jogos - Drops de Jogos

CCXP23 teve 287 mil pessoas em cinco dias; confira as imagens do Drops de Jogos

Eles afirmam que foi um recorde

Xbox na CCXP23. Foto: Michelle Bertral/Drops de Jogos

Xbox na CCXP23. Foto: Michelle Bertral/Drops de Jogos

Por Pedro Zambarda e Michelle Bertral.

Drops de Jogos recebeu informações oficiais. CCXP celebra seus 10 anos de história com recorde de público e atrações. As informações são da própria organização.

Em sua edição de 10 anos, a CCXP promoveu a grande celebração de sua história, consolidando-se como palco de lançamentos globais dos mais importantes estúdios e plataformas de streaming, como o painel de Duna da Warner Bros. Pictures que contou com a presença de grandes astros como Zendaya, Timothée Chalamet e Denis Villeneuve e era um dos mais aguardados pelo público. O maior festival de cultura pop do mundo também reforçou seu compromisso com a produção audiovisual nacional, recebendo produções, lançamentos, masterclasses e ícones da indústria brasileira como Selton Mello e Taís Araújo. O presente ficou para os fãs, que compareceram e contribuíram para mais uma quebra de recorde: 287 mil pessoas em cinco dias. A edição de 2024 já está confirmada e vai acontecer entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2024.

A CCXP23 contou com a presença de 105 marcas, maior número desde o início do evento, distribuídas ao longo dos 115 mil m² no São Paulo Expo. A edição também foi marcada pela estreia de importantes players da indústria de entretenimento mundial, como Nintendo, Xbox, Apple TV+ e Adult Swim. Outros que não estiveram presentes na última edição, como Cartoon Network e Sony, retornaram em 2023.

Para Renato Fabri, CEO da CCXP, os recordes de público e marcas mostram um fortalecimento cada vez maior da CCXP. “Hoje somos mais que o evento em si, nos transformamos em uma plataforma de comunicação para que a indústria possa se comunicar com seus fãs. A experiência ofertada para o público extrapola os limites do São Paulo Expo, das pessoas que estão aqui fisicamente. Ele reverbera nas redes, na imprensa e em territórios internacionais. São 10 anos de muito trabalho e podemos dizer que nossa marca está cada vez mais forte e importante no mercado global”.

Fortalecimento da economia local com alcance mundial

Além da relevância para o mercado do entretenimento, a CCXP se mostra importante para a economia local. Apenas considerando a montagem, manutenção e desmontagem do festival, mais de 24 mil pessoas foram envolvidas. Já as doações para a ONG Amigos do Bem, beneficiária das ações sociais deste ano, chegaram a aproximadamente R$500 mil. Os números ainda impressionam quando o assunto é a repercussão do conteúdo na internet. O festival teve 180% mais visualizações da transmissão ao vivo que em 2023, totalizando 10.934.557 views e um alcance potencial de 1,1 bilhão.

O fortalecimento e a valorização da comunidade também fazem parte dos valores da CCXP. Com o novo Magic Market, sucesso total de público em todos os dias, o evento recebeu pequenas e médias empresas, além de criar um espaço imersivo com programação especial e pensada para transportar os fãs para o mundo da fantasia. O público mostrou interesse em ficar por dentro de tudo que rolou no evento: o CCXPeiros, grupo de fãs do evento, teve um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2022. Outro ponto marcante da CCXP23 foi a produção de conteúdo transmídia, com transmissões do Palco Omelete by BB, Arena Podpah e Game Arena.

Celebração épica, de A a Z

Como parte da comemoração da história do festival, a CCXP23 recebeu convidados que fazem parte de sua história. Jason Momoa, que esteve na primeira edição do evento, encerrou a programação deste ano com conteúdo exclusivo de “Aquaman 2: O Reino Perdido”, no Palco Thunder by Claro tv+ e uma entrevista especial no Palco Omelete by BB. A artista mais querida do público e recordista na venda de Fotos e Autógrafos não poderia ficar de fora: Lana Parrilla participou da CCXP19, da CCXP Worlds 20 e voltou este ano para a alegria dos fãs que estiveram no São Paulo Expo, esgotando novamente todas as sessões.

Momento especial a homenageada da CCXP23, a apresentadora, atriz e cantora Xuxa Meneghel, participou de um painel no Palco Thunder by Claro tv+, com direito a uma abertura icônica com ballet e orquestra, e foi ovacionada pelo público no Palco Omelete by BB ao relembrar a carreira repleta de conquistas dos 40 anos de carreira e revelar planos para o futuro, como uma nova turnê como cantora.

Quem também se juntou à comemoração foi Anthony Daniels, único ator a participar dos nove filmes canônicos da saga Star Wars. A passagem do intérprete de C-3PO lembrou os 40 anos do lançamento de “O Retorno de Jedi” com direito a uma exibição especial em 4K no Palco Thunder by Claro tv+, um dos maiores clássicos da história do cinema. O artista finalizou sua participação afirmando que a CCXP23 “é maior que qualquer celebração oficial de Star Wars”. 

Para os amantes da cultura asiática, a participação do lendário mangaká Junji Ito, em sua primeira passagem pelo Brasil, foi marcada pelo calor dos fãs. A programação do autor contou com várias sessões esgotadas de autógrafos, painéis no Palco Thunder by Claro tv+ e Palco Ultra, além de uma entrevista no Palco Omelete by BB. Além disso, o Palco Bentô recebeu diversos painéis com atrações exclusivas do segmento, além de anunciar em primeira mão que Sakura Card Captor, em seu arco Clear Card, receberá dublagem brasileira com os atores e atrizes que deram vida aos personagens na saga clássica, muito popular no começo dos anos 2000.

Segundo Beto Fabri, VP de Conteúdo e Marca da CCXP, os artistas são parte importante da festa. “Quando sentamos com os estúdios para conversar, pensamos naquilo que está no planejamento de lançamento deles, sem esquecer do conteúdo que agrada nossos fãs. Desde a primeira edição temos um olhar para a valorização da comunidade e diversidade de pessoas. É importante para nós que todos se sintam representados aqui, afinal, a CCXP é o mundo de todos os mundos”.

Esse emaranhado de histórias foi muito bem representado no pôster oficial de dez anos da CCXP. Repleta de “easter eggs” – detalhes escondidos – a arte assinada pela quadrinista Bilquis Evely e pelo colorista Matheus Lopes destacou a participação dos fãs e relembrou momentos épicos vividos ao longo desta trajetória. Outros itens colecionáveis estavam disponíveis, como uma linha exclusiva de pins comemorativos de edição limitada com a Iceberg, e uma linha de vestuário em colaboração com a FANLAB by Riachuelo.

Fizeram parte da programação nomes como Denis Villeneuve, Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler, Florence Pugh, Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Taís Araujo, Bruce Dickinson, Aaron Moten, Ella Purnell, Graham Wagner, Jonathan Nolan, Walton Goggins, Zack Snyder, Deborah Snyder, Sofia Boutella, Djimon Hounsou, Ed Skrein, Michiel Huisman, Ray Fisher, Charlie Hunnam, Staz Nair, E. Duffy, Tyler Hoechlin, Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e George Miller.

Cultura pop raíz, vanguardista e diversa

O Artists’ Valley by Bis, tido como coração do evento, estreou em nova configuração dentro do pavilhão do São Paulo Expo. Localizado logo na entrada do evento, o espaço permitiu contato direto e imediato do público com os 500 quadrinistas, nacionais e internacionais.

A participação feminina representa 34,50% dos artistas, um crescimento significativo de 3,51 pontos percentuais em relação ao ano anterior, enquanto as pessoas LGBTQIAPN+ totalizam 40,79%, com um incremento de 2,84 pontos percentuais em relação à edição de 2022. Esses dados reforçam a contribuição do Artists’ Valley by Bis para um espaço cada vez mais diverso e representativo, como tem se tornado a própria cena de quadrinhos no Brasil.

O espaço conta com um palco por onde passaram mais de 80 quadrinistas para entrevistas e batalhas de desenho. O estande da Chiaroscuro Studios, empresa cofundadora da CCXP, serve como uma extensão do Artists’ Valley e por ali passaram diversos convidados desta edição, entre eles o quadrinista Marcelo Campos, homenageado do Artists’ Valley by Bis da CCXP23.

Também marcaram presença nomes lendários, como Laerte, Rafael Grampá, Roy Thomas, Geoff Johns, John Romita Jr, Bilquis Evely e Matheus Lopes (estes dois últimos assinam o Pôster Oficial da CCXP23).

Embarque imediato: CCXP MX

A próxima parada já se aproxima. Antes da edição da CCXP no Brasil, a CCXP desembarca no México com expectativa de reunir 90 mil pessoas logo em sua primeira edição. A pré-venda de ingressos acontece no dia 11 de dezembro e a venda geral está marcada para o dia 15 do mesmo mês. Os primeiros anúncios de conteúdo serão realizados em breve.

Segundo Fábio Reis, Chief Content Officer (CCO) da Omelete Company e executivo responsável por liderar a expansão da CCXP para o México, a realização da CCXP MX terá um papel fundamental na divulgação das novidades que antecedem a chegada do verão no Hemisfério Norte. “A essência da CCXP será transportada para Cidade do México. Faremos um evento com conteúdos exclusivos que, por uma questão de planejamento dos estúdios, acabam ficando de fora no Brasil. Brincamos que sempre será verão na CCXP. Outros pilares como a valorização da cultura local, fomento do mercado criativo e, claro, a experiências dos fãs, também poderão ser vistos por lá”, finalizou.

Integração entre marcas Omelete Company

A CCXP também é o local onde as marcas da Omelete Company se integram e aproximam públicos diversos. Durante o evento, o Omelete produziu mais de 98 horas de conteúdo que foram transmitidos ao vivo integralmente através do canal oficial no Youtube e alcançou 1 milhão de visualizações nas lives. O site registrou mais de 1,5 milhão de visitas e as redes sociais também foram marcadas por crescimento: o alcance do perfil do Instagram aumentou em 15,7%, as visitas no Facebook da marca cresceram 103%, ambos em relação a semana que antecede o festival; o perfil Twitter teve mais de 4 milhões de impressões.

Baiano, streamer de League of Legends, realizou na Game Arena da CCXP a primeira edição do CBolão dentro do festival. Além de sucesso de público presente, a transmissão do campeonato comunitário alcançou o pico de mais de 240 mil visualizações simultâneas, chegou ao top dos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter) e arrecadou mais de R$230 mil em doações para o Hospital de Amor.

Gaules, o maior streamer do mundo, promoveu transmissões de Counter Strike e também torneio Game Changers de FreeFire, em parceria com o DJ Alok. No domingo, a transmissão que aconteceu no canal Game Changers e no canal do influenciador Buxexa obteve pico de 140 mil visualizações simultâneas.

Chippu, aquisição recente do grupo para a unidade negócios de Mídia e Conteúdo, ganhou o público da CCXP batendo recordes. O Quiz Chocadeira by Chippu distribuiu prêmios e engajou a comunidade nos 4 dias de evento. A plataforma atingiu a marca de 2 milhões de interações no app (entre dicas, críticas e playlists), teve 220% de crescimento nos downloads e o Quiz registrou mais de 60 mil interações .

Serviço CCXP23: 

Datas: de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023.   

Local: São Paulo Expo   

Horário de funcionamento do evento:  

SPOILER NIGHT (29/11/2023): das 18h às 21h**  

Quinta-feira (30/11/2023): das 12h às 21h  

Sexta-feira (01/12/2023): das 12h às 21h  

Sábado (02/12/2023): das 11h às 21h  

Domingo (03/12/2023): das 11h às 20h 

Serviço CCXP24: 

Datas: de 5 a 8 de dezembro de 2024.   

Local: São Paulo Expo
Abertura de vendas: Abril de 2024   

UNLOCK CCXP: dias 3 e 4 de dezembro de 2024

Sobre a CCXP   

A CCXP é o maior festival de cultura pop do mundo. O evento, idealizado e produzido pela Omelete Company, já recebeu mais de 1.75 milhão de pessoas ao longo de todas as edições em São Paulo, uma edição da CCXP Tour em Recife e uma edição internacional da CCXP Cologne, na Alemanha. Com dois eventos digitais, sob o selo de CCXP Worlds, a marca alcançou uma audiência de mais de 7.5 milhões de usuários, distribuídos em 139 países. Com números e recordes próprios, a CCXP vai muito além das estatísticas: é um sentimento. Um lugar de pertencimento e liberdade, proporcionando experiências inesquecíveis para quem vai e impactando positivamente a sociedade. Tudo isso pode ser resumido pela palavra que simboliza a essência do festival: épico.   

O Drops de Jogos contou com o trabalho da colaboradora Michelle Bertral no evento. Confira nossas imagens.

LEIA MAIS

1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda

2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo

Xbox na CCXP23. Foto: Michelle Bertral/Drops de Jogos

Xbox na CCXP23. Foto: Michelle Bertral/Drops de Jogos

Michelle Bertral é fotógrafa e colaboradora do Drops de Jogos e fã dos games dos anos 80 e 90. Parou oficialmente no PlayStation 2, mas extraoficialmente não perde uma oportunidade de conhecer os títulos mais recentes nas novas gerações. Cobriu a E3 2018.

.

.

.

.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments