Circuito Ludorama propõe criar jogos a partir da troca de conhecimento no Ceará - Drops de Jogos

Circuito Ludorama propõe criar jogos a partir da troca de conhecimento no Ceará

  • por em 27 de fevereiro de 2018

Imagine um ambiente onde, mesmo sem saber programar, desenhar ou produzir mecânicas para jogos, você possa participar da criação de um game. Esta é a ideia por trás do Circuito Ludorama, uma iniciativa inovadora de troca de conhecimento voltada à produção de jogos, idealizada no Ceará.

A proposta é do professor universitário e pesquisador em games Daniel Gularte. Além de colecionador de raridades dos games, entre consoles e jogos, Gularte é também curador de um museu de jogos digitais e produziu, no início de 2017, o Catálogo Online de Games do Bojogá, disponibilizado gratuitamente na rede.

"O Ludorama é um circuito de produção de jogos que compartilha experiências com especialistas e novatos na criação de game", explicou ao Drops de Jogos o pesquisador, que trabalha há mais de 10 anos com essa linguagem cultural. "As instituições formativas recebem nossos cursos e ações, e os participantes vivem experiências como um game, ganhando pontos de experiência e se desenvolvendo", completou.

Como informou o idealizador do projeto, são diversos Ciclos cujo teor é adaptável às demandas de cada grupo ou local. "Montamos uma grade de ações e começamos a brincadeira. No final, os alunos criam seus games. A ideia é envolver a esfera da cultura e mercado dentro da formação", destacou.

As inscrições para participar da plataforma independente de auxílio à produção de jogos estão abertas desde o dia 26 de fevereiro desse ano, através do site do projeto, e seguem até 06 de março. As atividades do primeiro ciclo acontecem entre os dias 12 de março a 30 de junho.

"As aulas são ativas e dinâmicas e falamos de coisas que não são abordadas em cursos tradicionais. Não são aulas assistidas, tutoriais ou palestras, mas troca de informação de produção", disse o professor, também autor do livro Jogos Eletrônicos : 50 Anos de Interação e Diversão. "Quero assim, acelerar a produção de jogos e dar mais visibilidade no estado", concluiu.

Para informações e inscrições, basta acessar o site Circuito Ludorama.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments