Vencedor de dois Oscars, Denzel Washington também tem muito talento comercial em Hollywood.
Requerido para novos papéis em filmes que, com certeza, fazem dinheiro no circuito comercial, Washington cresceu em popularidade ao primeiro encarnar heróis da vida real em cinebiografias inspiradoras e se tornar um ícone vilanesco e, também, um astro da ação.
E foi para garantir a sua presença em uma produção que Denzel Washington acabou recebendo um duplo salário para estrelar um de seus mais reconhecidos papéis da carreira. Foi durante o complicado processo de criação de ‘Gangster Americano’ (2007) para encarnar o mafioso Frank Lucas.
Hoje, você deve se lembrar do filme de Ridley Scott exatamente pela presença forte do astro. Diferentemente do policial corrupto que lhe deu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em ‘Dia de Treinamento’ (2001), em ‘Gangster Americano’, o ator encarna um bandido de essência, que não se esconde atrás de um distintivo policial.
Scott na verdade não quis dirigir ‘Gangster Americano’ de início para focar em outro projeto histórico, que dessa vez, se passaria na Idade Média, durante a época da tomada dos territórios do oriente pelos reinos católicos da Europa em ‘Cruzada’ (2005) – um clássico das aulas de história do ensino fundamental dos últimos anos.
Assim, o projeto de crime acabou passando para as mãos de outro diretor, muito mais acostumado com tramas do gênero — o próprio Antoine Fuqua, responsável por ‘Dia de Treinamento’. Com o sucesso que o filme sobre o oficial corrupto, envolvido com a máfia, fez no circuito crítico e comercial, é claro que quando o cineasta se deparou com Frank Lucas, só podia imaginar Denzel Washington.
Sendo reconvocado, outro contrato deveria ser combinado e logo, um novo salário acabaria caindo na conta bancária já bem recheada de Denzel. Era uma bênção dupla! E por ela, o ator agradece (e muito) a seu ex-agente.
“Meu saudoso agente, Ed Limato – que Deus o tenha, era uma fera dos negócios. Ele me disse: ‘Você tem um contrato e ele será honrado’. Então alguns anos passados, o Ridley Scott ficou interessado”, declarou em entrevista ao The Guardian, alguns anos depois do sucesso do filme.
O pprojeto acabou indo para frente. Em 2007, ‘Gangster Americano’ chegou aos cinemas do mundo todo, com Denzel Washington como protagonista. A jornada do herói (que na verdade acaba sendo um belo vilão) começa e termina seguindo sua carreira como um criminoso em ascensão – um importador de heroína malignamente genial, investigado à risca por um policial determinado, Richie Roberts (Russell Crowe).
A produção foi muito bem recebida pela crítica especializada, que fez questão de pontuar o talento do astro para encarnar personagens vilanescos.
Não por acaso, durante a próxima temporada de premiações, Denzel Washington recebeu mais uma indicação ao Globo de Ouro e ainda, ao SAG Awards, acumulando mais alguns feitos na sua imaculada carreira.
Com informações da Monet.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.