Conheça MMORPGs inspirados em franquias famosas

Saiba mais

O gênero de MMORPG (sigla para massively multiplayer online role-playing game) é um que marca presença na Internet há anos, mas quando pensamos nesses jogos, logo associamos a mundos e cenários pré-moldados por jogos que estão há mais tempo em ativa. Porém, o mundo de MMORPG não é só formado de cavaleiros e magos. Alguns decidem ir atrás para trazer uma experiência com marcas, onde nesse caso, propriedades conhecidas ganham essa interpretação.

Indo de gibis a filmes, uma experiência onde se é capaz de criar um personagem ou viver ele, em mundos conhecidos e amados por tantos, é certamente marcante. Para aqueles que têm interesse de conhecer um pouco mais sobre isso, separamos alguns jogos que estão, já estiveram ou vão estar ativos no mundo dos jogos onlines que são inspirados em marcas previamente existentes:

The Lord of the Rings Online

O jogo é inspirado na série de livros O Senhor dos Anéis e ambientado no universo criado pelo autor britânico J.R.R. Tolkien, The Middle-Earth (A Terra Média). Foi desenvolvido pela empresa americana Turbine, porém, atualmente, o jogo é mantido pela Standing Stone Games a qual também é responsável por Dungeons & Dragons Online.

The Lord of the Rings Online foi lançado em 2007 e desde então já teve diversos pacotes de extensão, sendo no total 6. Os pacotes incluem ambientações como as Minas de Moria, o Desfiladeiro de Helm, Isengard e Mordor.

A aventura é gratuita, onde somente é necessário se cadastrar no site e baixar o jogo, porém, se você gostaria de ter algumas vantagens em relação aos outros jogadores, é possível virar um assinante com pacotes mensais que chegam de U$ 14,99 a U$99,99.
The Lord of the Rings Online é considerado um bom MMORPG, mas já estão desenvolvendo outro da franquia que vai dar o que falar.

Game of Thrones: Seven Kingdoms

Por mais que exista a série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo de George R.R. Martin, o MMORPG Game of Thrones: Seven Kingdoms é mais inspirado no seriado criado pela HBO. Ambientado no reino de Westeros, o jogo permite você escolher qual Casa você poderá pertencer dos sete reinos.

O anúncio do jogo foi feito em fevereiro de 2012, porém, sua primeira aparição foi apenas em julho de 2012 em uma gameplay lançada. Originalmente era dito que o mesmo seria lançado em 2013, porém desde o anúncio não se escutou mais sobre o jogo, especulando-se que o mesmo tenha sido cancelado.

Star Wars: Old Republic

Star Wars: The Old Republic é ambientado no mundo de Star Wars em uma época de paz frágil entre o Império Sith e a República Galáctica, se passando 3.000 anos antes dos acontecimentos de A Ameaça Fantasma.

O desenvolvimento do jogo começou em 2006, sendo feito pela LucasArts. Porém, após o fechamento de parceria entre a Bioware no desenvolvimento e a Eletronic Arts como distribuidora em 2008, o jogo foi lançado oficialmente somente no dia 20 de dezembro de 2011.

Star Wars: The Old Republic é o segundo jogo com maior investimento na indústria, perdendo apenas para o Grand Theft Auto V, com um custo de 200 milhões de dólares (que de qualquer forma, gera muito lucro). Esse investimento claramente valeu a pena, visto que o jogo chegou a ter cerca de 2 milhões de jogadores e se fez um concorrente forte para um dos maiores MMOs, o World of Warcraft.

Lá é há oportunidade tremenda para se expandir, naturalmente o seu conhecimento no universo de Star Wars expandido pré e pós Disney. É incrível como você pode conhecer cada canto da galáxia, indo a lugares que não tem tanto foco nas trilogias do cinema, mas estão em HQs, exclusivamente no jogo, em livros e mais, para complementar a história, como viajar para Canto Bight, uma cidade que era destino para indivíduos ricos, e estava cheia de jogos de cassino como roletas e cartas, fazendo uma ponta no episódio 8 rapidamente. Ou assim como Alderaan, citado em tantos filmes e obras, sendo já um local famoso.

Marvel Heroes Online

O MMORPG criado pela Marvel Comics, antes chamado de Marvel Universe Online, foi feito em colaboração com a Cryptic Studios, que depois foi substituída pela Gazillion Entertaiment, e em seguida teve seu desenvolvimento cancelado em novembro de 2008. Porém, após uma troca parcerias em 2009, o projeto retornou como Marvel Heroes e foi lançado em 4 de junho de 2013.

Ao invés de você criar seu próprio personagem, o jogo fornecia cerca de 8.000 personagens da Marvel para o jogador escolher e seguir sua aventura. A história e cenário era sobre o Doutor Destino estar atrás do Cubo Cósmico e conforme o jogo vai avançado o jogador é encarregado de impedir que isso aconteça.

Infelizmente, o jogo não durou. Os servidores foram desligados em Novembro de 2017 por uma falta de movimento e lucro vindo do jogo. Hoje, pelo menos temos o novíssimo Avengers sendo produzido pela Crystal Dynamics.

DC Universe Online

Seguindo a mesma ideia de Marvel Heroes, o MMO DC Universe Online, também te permite escolher entre os personagens disponíveis da DC para uma história onde o objetivo principal é combater o Lex Luthor de um futuro alternativo.

O jogo foi lançado em 11 de janeiro de 2011 e ainda está ativo gratuitamente para ser jogado.

Harry Potter

Apesar de momento somente estar no campo dos rumores, esse mostra muito potencial. Em outubro foi apontado a possibilidade da Warner Bros. estar desenvolvendo um jogo de mundo aberto protagonizando o bruxo mais famoso da literatura e cinema através de um vazamento apontado no Reddit.

Algumas imagens circulam na internet mostrando partes do jogo, envolvendo cenas e momentos marcantes da franquia, como as aulas de magia, animais fantásticos, batalhas de varinhas e cenários marcantes e reconhecíveis como Hogwarts. Rumores indicam que será uma espécie de novo MMORPG ou RPG de mundo aberto onde se cria seu personagem, como em Skyrim.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.