Denzel Washington diz qual foi o motivo que o levou a abandonar o quadro de atores votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos — responsável pela cerimônia do Oscar. O astro tem nove indicações e duas vitórias que você precisa saber.
Uma na categoria Melhor Ator por seu trabalho em ‘Dia de Treinamento’ e outra de Melhor Ator Coadjuvante por ‘Tempo de Glória’.
Ele diz que ficou magoado ao perder uma estatueta para Kevin Spacey em 2000, conforme ele mesmo contou em entrevista à revista Esquire publicada na terça-feira (19).
Na ocasião, ele concorria ao prêmio de Melhor Ator por interpretar Rubin Carter em ‘Hurricane – O Furacão’. Seus competidores eram, além de Spacey por ‘Beleza Americana’, Russell Crowe (‘O Informante’), Richard Farnsworth (‘Uma História Real’) e Sean Penn (‘Poucas e Boas’). O Globo de Ouro, que na época ainda servia como termômetro para o Oscar, ficou com Washington.
“No Oscar, eles disseram o nome de Kevin Spacey por ‘Beleza Americana’. Lembro de me virar e olhar para ele. As únicas pessoas em pé eram as que estavam ao redor dele. Todo o resto estava olhando para mim”, o astro relembrou.
Ao pensar duas vezes, no entanto, Washington chegou a conclusão de que, talvez, a plateia não estivesse olhando para ele: “Não que tenha necessariamente acontecido assim, mas foi assim que eu vi. Talvez eu tenha sentido como se todos estivessem olhando para mim. Qual seria o motivo para as pessoas olharem para mim? Pensando bem, acho que não estavam olhando.”
“Tenho certeza que voltei para casa e bebi naquela noite. Eu precisava. Não quero soar como se fosse algo do tipo: ‘Ah, ele ganhou meu Oscar’. Não foi isso”, Denzel continuou, antes de insinuar que já havia conversas sobre as polêmicas que Spacey viria a enfrentar anos depois. “Sabe, as pessoas falavam sobre o que estava acontecendo com ele, mas isso é entre ele e Deus. Não tenho nada a ver com isso e rezo por ele”.
Foi nesse momento que o astro decidiu iniciar uma espécie de boicote.
“Havia uma época em que minha esposa assistia a todos os filmes do Oscar. Eu disse a ela que não me importava com aquilo: ‘Ei, eles não ligam para mim? Também não ligo. Você vota. Você assiste. Eu não vou assistir. Desisti. Fiquei amargurado”, ele completou.
Dois anos depois, Denzel conquistou sua primeira e única estatueta de Melhor Ator. Sua indicação mais recente foi em 2022, pelo filme ‘The Tragedy of Macbeth’.
Com informações da Monet.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.