Desenvolvedores Renato Degiovani e Arthur Protásio farão workshop de games a partir de suspense literário no SBGames 2017

"Alguém tem que fazer jogos para os adultos", brinca o decano Renato Degiovani.

  • por em 26 de outubro de 2017
Imagem: fotomontagem de Kao Tokio
Renato Degiovani, reconhecidamente pioneiro no desenvolvimento de games no Brasil, mantenedor do site Tilt.net, e Arthur Protásio, pesquisador e criador de jogos que se notabilizou oferecendo consultoria sobre games para novelas da tv, ingressam em uma nova jornada, com a criação de um workshop especial para o SBGames, Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, que acontece este ano em Curitiba, no Paraná.
 
A dupla está preparando o projeto "Narrativa interativa – o novo desafio do entretenimento digital", que oferecerá aos participantes a oportunidade de debater e construir uma continuação do livro Negra Cicatriz, de Arthur Protasio, no formato de narrativa interativa digital.
A ferramenta de produção a ser utilizada é o sistema Micro Aventuras, criado por Degiovani, que coordenará a orientação e realização dos trabalhos. A obra Negra Cicatriz: O Parto da Dor, apresenta uma história de suspense investigação policial noir, inspirada no jogo Hitman e a na HQ Sin City.
 
"A gente vai pegar um livro publicado, de um autor brasileiro, espichar dele um game e amarrar lá na frente com o livro que será a continuação da narrativa inicial", explicou Renato, em uma troca informal de mensagens na rede. "As inscrições se esgotaram em menos de 20 horas. Tem até lista de espera", comemorou.
 
O criador do game Amazônia explicou que a ideia começou muito antes, "com um bate papo entre mim e o Bruno, primeiro no BIG e depois na rodoviária, voltando do TDC em Sampa". "O Bruno queria que eu fizesse alguma coisa no SBGames e ai eu falei com o Arthur, que topou na hora", comentou. "Nem acabei de explicar e ele já tinha topado, mas o Arthur é tão ou mais maluco que eu né?", afirmou, bem humorado.
 
Renato detalhou que seu objetivo com a realização da ativdiade é "motivar as pessoas a olhar para outros segmentos do entretenimento digital, sem necessariamente ser fazer joguinho de tiro ou navinha".
 
Na conversa, ele informou que, antes das inscrições, chegou a fica tenso, achando que ninguém ia se interessar e que a ideia era "maluca demais". Agora, está "animadaço para esse SBGames". É compreensível, considerando a novidade da ideia. "Arrisco dizer que nunca antes na história desse planeta foi feito algo assim", ressaltou.
 
Como enfatizou o designer, existem dois ganhos para os felizardos participantes da iniciativa: "O primeiro é o debate técnico que vai rolar e o segundo é a criação em conjunto", avaliou. Os inscritos ainda ganham um presente especial: uma cópia do livro do narratologista Arthur Protásio.
 
"De um jeito ou de outro sai o game", finalizou Degiovani, na conversa. "Eu até bolei até um slogan: 'Alguém tem que fazer jogos para os adultos'".
 
A 16º edição do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital acontece em Curitiba, no Paraná, entre os dias 02 a 04 de Novembro de 2017. O SBGames é o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital e é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, anualmente.
 
Mais nformações podems er conferidas no site do evento.
 
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura