Até parlamentares de direita ficam contra o Marco Legal dos Jogos por causa dos fantasy games - Drops de Jogos

Até parlamentares de direita ficam contra o Marco Legal dos Jogos por causa dos fantasy games

Marcos Pontes e Carlos Viana ficaram contra

Bolsonaro e Marcos Pontes

Bolsonaro e Marcos Pontes. Foto: PR

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

O jornal Estado de S.Paulo informa que o Senado adiou a votação do projeto de lei que cria o Marco Legal dos Jogos. A análise da proposta estava prevista para esta terça (15), mas foi retirada de pauta no início da sessão. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu que o projeto será melhor discutido na reunião com os líderes de bancada na quinta-feira (17).

Nessa data será definido se a proposta passará por mais discussão em comissões permanentes da Casa ou se será encaminhada ao plenário. No início da ordem do dia nesta terça, senadores demonstraram contrariedade com a proposta, principalmente a senadora Leila Barros (PDT-DF) e os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Carlos Viana (Podemos-MG).

Marcos Pontes e Viana são nomes da direita e da extrema direita. Pontes foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Bolsonaro.

Um dos motivos, de acordo com os senadores, é a inclusão dos fantasy games na regulamentação de todos os jogos eletrônicos. Os fantasy games são jogos que, para os senadores, se assemelham a apostas esportivas.

“Para todos com quem falei, os fantasy games se assemelham mais a uma loteria de aposta de cota fixa, conhecida como sports betting, que já está sendo disciplinada pela medida provisória 1182, de 2023”, disse Leila durante a sessão, ao que foi apoiada pelos colegas.

LEIA MAIS

1 – Rádio Geek resenha Street Fighter 6 em vídeo

2 – Sangue, Suor e Pixels é o melhor livro sobre história de desenvolvimento de jogos. Por Pedro Zambarda

Bolsonaro e Marcos Pontes

Bolsonaro e Marcos Pontes. Foto: PR

E a esquerda?

O Drops de Jogos acionou as assessorias e os interlocutores do senador Humberto Costa (PT-PE), líder do governo Lula na Casa, e do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP).

Interlocutores do PSOL afirmaram que a informação sobre os problemas com o fantasy games foram levadas adiante. Anteriormente, pessoas próximas ao ministro Fernando Haddad afirmaram que o governo Lula não está apoiando a proposta de Marco Legal dos Jogos, de autoria de Kim Kataguiri, ao contrário do que disse a CNN Brasil.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments