Adolescente que atacou escola falou sobre o crime no Discord; quando a rede vai fiscalizar? - Drops de Jogos

Adolescente que atacou escola falou sobre o crime no Discord; quando a rede vai fiscalizar?

Ação da rede é ineficiente

Discord

Discord. Foto: Divulgação

A reportagem de Jéssica Bernardo no site Metrópoles afirma que o adolescente de 16 anos responsável pelo ataque que deixou uma aluna morta e três feridos na Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (23), falou sobre o crime em um grupo da rede social Discord, popular entre gamers.

De acordo com informações iniciais da Polícia Civil, o jovem teria sido incentivado por outras pessoas que estavam no grupo a seguir com o plano de atacar a escola. Polícia Civil de São Paulo investiga a plataforma com a ajuda do Laboratório de Crimes Cibernéticos do Ministério da Justiça. Nesse grupo estariam pessoas que apoiam ataques do tipo, além de outros crimes.

O advogado do adolescente, Antonio Edio, nega que ele tenha planejado o ataque com a ajuda de outras pessoas. O ataque na escola começou durante a manhã. O aluno teria disparado primeiro contra Giovana Bezerra, que morreu, e depois foi em direção a uma sala de aula.

Estudante foi apreendido ainda na escola e deve ser levado para a Fundação Casa ainda nesta segunda-feira. Essa investigação policial aponta que o adolescente de 16 anos contou à mãe, em abril deste ano, que vinha recebendo ameaças on-line de pessoas que pareciam ser de “grupos rivais”. As ameaças eram feitas nas redes sociais.

Em alguns vídeos postados no TikTok e Instagram, o adolescente aparece chorando após sofrer violência física. As redes sociais eram usadas por ele, seus seguidores e um grupo rival para alimentar as desavenças entre os jovens.

Um boletim de ocorrência registrado pelo adolescente, em 24 de abril, menciona que o jovem foi agredido por “diversos alunos”, não identificados, da Escola Estadual de Sapopemba, a mesma onde ocorreu o ataque desta segunda-feira (vídeo acima).

Segundo o registro da ocorrência, “a vítima [autor do ataque] tem muitas visualizações de tudo o que lhe acontece”. Além disso, segundo o B.O., “as agressões sofridas pela vítima se generalizaram na internet, e foi percebido que os agressores ganharam muitos seguidores”. Por fim, o estudante diz à polícia que “teme por sua integridade física e que as ameaças se espalhem”.

De acordo com a família do adolescente, o Conselho Tutelar e a Diretoria de Ensino foram procurados na ocasião da denúncia.

Uma aluna de 17 anos morreu e dois estudantes ficaram feridos nesta segunda-feira. Um quarto jovem se machucou ao cair enquanto tentava fugir.

LEIA MAIS

1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda

2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo

Discord

Discord. Foto: Divulgação

Ação ineficiente do Discord

Na quinta-feira (19), o Discord anunciou novas medidas para tornar a plataforma um ambiente mais seguro para os usuários mais novos.

Como parte dessa iniciativa, a companhia apresentou a Assistência de Segurança para Adolescentes, uma iniciativa que promete reforçar a proteção dos usuários mais jovens por meio de filtros e alertas proativos como padrão.

A iniciativa terá dois recursos, segundo a empresa:

  • Alertas de segurança para remetentes – Quando um adolescente receber um DM de um usuário pela primeira vez, o Discord vai analisar se deve ou não enviar um alerta de segurança com dicas de prevenção e denúncia.
  • Filtros de conteúdo sensível – Aos adolescentes, a plataforma vai adicionar um filtro para ocultar mídias que possam ser sensíveis, sejam elas compartilhadas via DMs ou servidores com grupo de pessoas.

Isso adianta para alguma coisa? Está evitando ataques nas escolas envolvendo menores de idade com armas de fogo e armas brancas?

x.x.x.x.x.

O Discord enviou uma nota oficial respondendo ao Drops de Jogos.

Estamos cientes do trágico ataque que ocorreu na escola em Sapopemba, em São Paulo, e temos cooperado com as autoridades, assim como fizemos desde o início deste ano para outras investigações, como na Operação Escola Segura.
 
Temos políticas rigorosas contra atividades que promovam violência e ódio, incluindo “não ameaçar ou prejudicar outro indivíduo ou grupo de pessoas”. Quando tomamos conhecimento de conteúdo ou comportamento potencialmente prejudiciais, investigamos e tomamos as devidas medidas, incluindo: remover conteúdo, banir usuários e desativar servidores. Estamos comprometidos em cooperar com as autoridades locais para proporcionar um ambiente positivo e seguro para nossos usuários no Brasil.
É importante ressaltar que o Discord é amplamente utilizado pelas pessoas para ter interações positivas e para se reunir com amigos. No Brasil, 99% dos usuários de Discord não violaram nossas políticas nos últimos 6 meses.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carloshfc

Estão terceirizando a culpa. Não acho que o Discord tem que fiscalizar ativamente uma conversa. Talvez se houver denúncia. A maior obrigação é de PAI e MÃE. Até quando esses pais irresponsáveis vão continuar achando que basta colocar filho no mundo e a TV e a Internet que cuidem?