Educação e games: temas que podem aparecer no meio dos jogos - Drops de Jogos

Educação e games: temas que podem aparecer no meio dos jogos

Temas que elucidam o cenário de jogos

Logo logo o ano de 2021 se dará por encerrado e é inegável: o ano passou extremamente rápido, não só o ano de 2021 mas o ano de 2020 também passou voando, com a chegada iminente e o avanço da pandemia de coronavírus.

Durante este período, as vendas, o consumo e o acesso de jogos eletrônicos disparou em números nunca antes vistos, de maneira que plataformas como a Steam e Epic Games viram suas vendas chegarem a níveis estratosféricos.

O consumo de jogos eletrônicos, independentemente de sua plataforma de uso, cresceu de maneira astronômica nestes dois anos, como efeito indireto do isolamento e do distanciamento social, impostos pela pandemia.

Com isso, querendo ou não, o tema está mais em alta do que nunca visto que o mercado de games, atualmente, supera em números os mercados de cinema e de música.

Neste contexto e pensando também na importância do vestibular para diversos de nossos leitores gamers, na reportagem especial de hoje iremos ver alguns temas de redação que podem aparecer no vestibular dos próximos anos.

Ainda, veremos também alguns temas para redação em 2021, como os jogos eletrônicos podem aparecer neste contexto e também como produzir uma boa dissertação neste tema.

As vantagens e desvantagens do videogame para a saúde

Iniciando nossa lista de possíveis temas de redação sobre jogos eletrônicos, temos um assunto que sempre está em alta, sobretudo na parcela da população que não está inserida no mundo dos games e nem na cultura gamer: o impacto dos videogames na saúde.

Os nossos queridos jogos eletrônicos já foram alvo de muitas críticas partidas da sociedade conservadores, que incluíam:

  • Impactos comportamentais
  • Atraso no desenvolvimento cognitivo
  • Vício
  • Ansiedade e transtornos psiquiátricos

Contudo, nos dias de hoje, diversas pesquisas na área já foram realizadas e mostram vários pontos positivos em relação à prática de videogames, como ressaltam diversas pesquisas científicas e estudos realizados por universidades.

Alguns destes pontos positivos oriundos da prática de videogames são:

  • Desenvolvimento cognitivo
  • Capacidade de resolver problemas
  • Contato com outros idiomas
  • Trabalho cooperativo em equipe

Todos estes pontos, hoje, já foram exaustivamente avaliados a fim de conferir sua veracidade. E sim, pessoas que jogam videogames tendem a ter alguns benefícios em sua capacidade de resolver problemas, de acordo com os pontos citados acima.

Logo, para elaborar uma redação sobre o tema, é necessário ponderar sobre os pontos negativos e positivos do consumo de videogames, destacando também os malefícios do excesso desta prática, como lesões musculares e outras.

Os videogames na formação de crianças e adolescentes

Outro ponto positivo dos videogames que certamente pode ser relacionado em diversos temas de redação é o seu caráter lúdico, que permite e facilita o ensino para diversos alunos, sobretudo para aqueles que possuem algum tipo de dificuldade no aprendizado.

Existem diversos jogos educativos e plataformas digitais com jogos eletrônicos que podem ser utilizadas dentro de sala de aula, como por exemplo o Kahoot, que permite a criação de diferentes tipos de quiz, estimulando uma competição saudável entre os participantes.

Atualmente, sobretudo em tempos de pandemia e ensino remoto, recursos lúdicos têm sido considerados cada vez mais dentro de sala de aula, visando complementar o aprendizado já passado pelos professores.

Como vimos acima, também, os jogos são essenciais por estimularem alguns pontos do desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, como o trabalho em equipe e o possível aprendizado de um novo idioma de maneira natural e fluida.

Vale também ressaltar que alguns jogos eletrônicos também estimulam a prática de exercícios físicos, como é o caso do Pokémon GO, dos jogos de Nintendo Wii e agora, mais recentemente, com os jogos de plataformas de realidade aumentada.

Considerações finais

Além de todos estes pontos, também  é importante ressaltar que os jogos representam uma forma de lazer, diversão e competitividade esportiva e saudável. Pontos que foram extremamente importantes para o bem-estar das pessoas durante a pandemia.

Não é à toa que o mercado de jogos eletrônicos é, pela primeira vez, o mais expressivo do mundo dentro do campo do entretenimento. 

Conforme este mercado e segmento cresce, cada vez mais avanços tendem a ser atingidos em um curto prazo de tempo, colocando o assunto dos games em alta novamente, possivelmente por um enorme período de tempo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments