Confira as fotos oficiais do 1º Encontro Progresso dos Games no Brasil - Drops de Jogos

Confira as fotos oficiais do 1º Encontro Progresso dos Games no Brasil

Fundação da Rede Progressista de Games, a RPG

A FAM, o Centro Universitário das Américas, disponibilizou as fotos oficiais do 1º Encontro Progresso dos Games no Brasil. O evento fundou a Rede Progressista de Games, a RPG, que redigiu a cartilha Lula Play, entregue ao presidente em 2022. Esse encontro teve a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

Confira as imagens. Todas são de divulgação da FAM.

LEIA MAIS

1 – Pedro e Paulo Zambarda dão suas impressões sobre One Piece Odyssey e The Legend of Zelda: Tears of Kingdom

2 – Sangue, Suor e Pixels é o melhor livro sobre história de desenvolvimento de jogos. Por Pedro Zambarda

Ministro Silvio Almeida foi a principal presença do Primeiro Encontro Progresso dos Games

Ministro Silvio Almeida foi a principal presença do Primeiro Encontro Progresso dos Games. Foto: Divulgação/FAM

Professor da USP, Gilson Schwartz fez apresentação sobre a ONG internacional Games For Change no evento e sua futura edição no Brasil.

Todos com o ministro Silvio Almeida.

Silvio Almeida fez críticas ao jogo Call of Duty e a ideologia norte-americana, mas confessa que jogou muito God of War e The Last of Us nos últimos anos – e na pandemia. E reconhece sua esposa, jogadora no celular, como uma gamer.

Uma das fundadoras da Rede Progressistas de Games, a empresária Érika Caramello é da Dyxel Gaming e também atua no mercado como professora.

Especialista em eSports, e mestrando pela PUC-SP, Nicholas Bocchi trouxe aspectos do Direito para as discussões no evento.

Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos, entrevistou Alex Leal, autor do jogo Capital Fire, que está em desenvolvimento e ironiza os extremistas no dia 8 de janeiro. O game foi tema da coluna de Guilherme Amado, no site Metrópoles.

Thiago Trindade Lula da Silva, neto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fala sobre o game Lula na Rampa, que ele soltou no final do ano passado para homenagear a vitória de seu avô com 60 milhões de votos.

Renato Rodnik fala sobre o jogo oficial da campanha do presidente Lula, Lula Play, desenvolvido pela NebulaDreams e Dyxel Gaming.

Discurso de Luís Antônio Baffile Leoni, pró-reitor da FAM, que recebeu o ministro Silvio Almeida na instituição.

O coordenador da FAM, professor Vicente Darde, que organizou o encontro com a Rede Progressista de Games.

Pedro Zambarda apresenta o vídeo de apoio do deputado federal Guilherme Boulos, do PSOL de São Paulo, para a RPG.

Andreza Delgado, a fundadora da PerifaCon, enviou um vídeo de apoio para o evento de fundação da RPG.

Gilson Schwartz, também como integrante da RPG, quer levar as experiências da rede para eventos da ONU.

Em um discurso de mais de 40 minutos, Silvio Almeida frisou que o combate contra a extrema direita não se dá apenas no terreno da inclusão de minorias negras, LGBTQIAP+ e sim na diminuição das desigualdades sociais. O ministro também trouxe a pauta da saúde mental, que ele acredita estar conectada com ataques às escolas.

Silvio reafirmou que foi enviado ao evento pelo próprio presidente Lula e acredita que os games foram ocupados pela extrema direita. “Vácuo não existe, meus caros”.

O ministro também acredita que os gamers não são apenas o estereótipo feminino. Falou da sua vivência com os jogos eletrônicos, que nem sempre foi possível pelos altos preços dos equipamentos, e citou que as mulheres muitas vezes têm inserção nesse cenário através do smartphone. E que esse espaço precisa ser de todas e de todos.

Érika Caramello também apresentou a entrega da cartilha ao presidente Lula, o evento de gênese do grupo, que mantém diálogo com diferentes atores políticos.

Nicholas Bocchi discutou com as pautas progressistas podem de fato entrar no mercado de esporte eletrônico, os eSports. Apresentou dados e a necessidade da atenção do governo federal para essa pauta.

Thiago contou no evento qual foi a reação de seu avô, Lula, ao ver o seu primeiro game de grande repercussão.

Com apenas uma semana de prazo, Renato Rodnik falou sobre o desafio de criar um game para a campanha de Lula.

Érika Caramello e Pedro Zambarda anunciaram a criação da Rede Progressista de Games, que deve ter futuras ações com políticos e eventos para conectar a cena brasileira de jogos.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments