Entre no espírito de Natal e doe seu game velho a quem não tem, com a campanha do Bojogá - Drops de Jogos

Entre no espírito de Natal e doe seu game velho a quem não tem, com a campanha do Bojogá

Campanha do site Bojogá, existente desde 2012, conserta consoles velhos e leva games àqueles que nunca puderam ter um aparelho.

  • por em 26 de dezembro de 2015
Imagem: Arte da capa do álbum The 8bits of Christmas

O Drops de Jogos entra no espírito natalino para divulgar a campanha do site Bojogá, que propõe a doação de consoles e games velhos àqueles que nunca tiveram a chance de adquirir o próprio aparelho. Por meio da campanha, iniciada em 2012, a equipe do Bojogá se compromete a consertar videogames, cartuchos, aparelhos ou controles de jogo que não funcionam mais. "Consertamos o seu videogame antigo e juntos ajudamos a manter viva a cultura dos jogos eletrônicos. Esta iniciativa tem como objetivo reduzir a quantidade de lixo eletrônico produzida no mundo, ajudando a preservar o meio ambiente", explica a página do projeto no site.

Para os idealizadores da proposta, parte desse 'lixo eletrônico' possui valor maior que o meramente financeiro, um valor efetivamente cultural. "Os jogos eletrônicos talvez sejam os mais importantes exemplos disso, pois um dia fizeram parte da história de alguém. O problema é que a medida que os anos passam, fica mais difícil achar peças de reposição, cabos, capacitores e profissionais para realizar a manutenção de aparelhos dessa natureza", enfatizam.

O Bojogá, esclarece o texto, entende que seu papel na preservação da cultura dos jogos digitais vai além da aquisição, promoção de eventos e discussões sobre essa expressão cultural. "Através do mote 'Não jogue fora. Jogue mais' procuramos consertar videogames de pessoas para que possam jogar novamente, ou que estas, caso não desejem mais o aparelho, possam doar para outros fins sociais".

O Bojogá é uma iniciativa de Daniel Gularte,  professor e pesquisador acadêmico, especialista em jogos digitais e colecionador inveterado de games clássicos, residente em Fortaleza, Ceará. O profissional realizou em 2010 o evento  Festival Bojogá de Jogos Eletrônicos e mantém um acervo de games na forma de material expositivo para exibição pública. Além do vasto currículo, o professor publicou, em  2010, o livro Jogos Eletrônicos: 50 anos de interação e diversão. A campanha 'Não jogue fora. Jogue mais', complementa as iniciativas do pesquisador.

Se o espírito da fraternidade universal tocou seu coração e você deseja levar alegria a outras pessoas com seu velho console de games, entre em contato com o Bojogá através do endereço eletrônico falecombojoga@gmail.com.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments