Cultura

Exército quer gastar quase R$ 4 milhões em game mesmo com risco de sucateamento

Isso ocorre enquanto o Ministério da Defesa alerta para o risco de sucateamento das Forças Armadas por falta de verba.

Para saber: o Exército Brasileiro aprovou o gasto de R$ 3,9 milhões para fazer um game. O Missão Verde-Oliva quer popularizar os militares entre os jovens consumidores de jogos eletrônicos.

Tenha em mente: esse valor é o dobro do que a Defesa gastou com apoio à presença brasileira na Antártica e equivale ao aplicado em pesquisa aeroespacial em 2020.

Mesmo assim não é suficiente para fazer um produto viável, de acordo com as autoridades. Na portaria do Estado-Maior do Exército de 25 de maio que regulou o plano, o objetivo é ter a licitação com uma empresa nacional completada até o fim de 2021, para evitar que o valor separado para este ano, R$ 875 mil, caia na rubrica de restos a pagar da Força e se perca.

Esse plano prevê gastos de R$ 1,4 milhão em desenvolvimento em 2022 e outros R$ 1,1 milhão em 2023. A partir daquele ano, o suporte ao projeto custaria R$ 263 mil, valor que cai a R$ 66 mil em 2024, R$ 58 mil em 2025 e R$ 55 mil, em 2026. Há também outra indicação de fragilidade inicial do projeto. Segundo a portaria, apenas os valores de 2021 estão garantidos em orçamento.

“Para os demais anos, o chefe do Centro de Comunicação Social do Exército deverá buscar possíveis parcerias com as empresas estratégicas de defesa para a viabilização de patrocínio”, diz o texto.

Com informações da reportagem da Folha de S.Paulo, de Igor Gielow.

LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros

Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer

Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

TEKKEN 8 divulga próximos passos e atualizações do jogo

Novidades como a chegada de Lidia Sobieska foram anunciadas durante a EVO Japan

8 horas atrás

Como curtir o Dia do Hambúrguer?

Recomendações

9 horas atrás

Akuma chega em Street Fighter 6 em 22 de maio

Novos trajes junto com novo personagem

12 horas atrás

Ana Xisdê fala de sua personagem Mei em Mark of the Deep

Ela está no novíssimo jogo indie brasileiro

12 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!