Ferramenta online Khan Academy ensina a criar games com Javascript gratuitamente e em português

Para participar dos cursos basta acessar o site e realizar o cadastro com uma conta de Facebook ou Gmail.

  • por em 17 de maio de 2016
Imagem: Cidadania Fácil

O acadêmico, educador e analista de investimentos Salman Khan criou e disponibiliza gratuitamente há 10 anos o site Khan Academy. A ONG educacional mantém a missão de fornecer educação de alta qualidade para qualquer um, em qualquer lugar, com uma vasta coleção de cursos online gratuitos. A boa notícia para os aspirantes ao desenvolvimento de games é que o recurso oferece, também, um curso online para criar games em Javascript, linguagem usada para criar scripts executáveis no navegador.

"Acesse aqui para aprender técnicas que vão ajudá-lo a criar programas com várias cenas, gráficos 3D, menus com botões e jogos com pontuação", informa a página do curso JavaScript Avançado: Jogos & Visualizações, disponível no site. Para os novatos na linguagem, o site oferece também o curso Introdução a JavaScript: Desenho & Animação, que deve auxiliar nos primeiros passos.

A parte voltada aos jogos digitais permite criar seu primeiro game Hoppy, o Castor Saltitante, que produz um game em 2D onde é possível controlar o castor e ajudá-lo a coletar varetas suficientes para construir sua toca. Com alguns aprimioramentos oferecidos pelo site, pode-se criar um game que segue o estilo consagardo pelo fenômeno Flappy Birds. 

O site oferece informações adicionais para outras produções e o grande diferencial do projeto é que, para aprender, o aluno vai reproduzindo as informações e códigos exibidos em tempo real, com mínimas chances de errar. Para participar dos cursos, que envolvem conhecimentos diversos como Matemática, Artes, Economia, Física, Química, Finanças e História, entre outros, basta acessar o site e realizar o cadastro com uma conta de Facebook ou Gmail.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura