Publicado originalmente no Jornal da USP
Promover a pesquisa e a disseminação de jogos que transformem a sociedade é o objetivo do Festival Games for Change América Latina, evento que acontece on-line de 5 a 12 de dezembro com game jams, encontros de desenvolvedores, construções em ambiente 3D e mentorias de criação de jogos. As atividades buscam mostrar que é possível criar e fazer conteúdos no contexto dos jogos inserindo a cultura, as artes e as comunicações na perspectiva do desenvolvimento sustentável, da criatividade e da diversidade. As inscrições vão até dia 4 de dezembro e podem ser realizadas neste link.
Em sua oitava edição, o evento tem na programação dez desafios para criação de jogos de impacto transformador e mentorias com especialistas em várias áreas do game design, animação, áudio, gestão empreendedora, roteiro e filosofia nos games. Também está programado o Pitch For Change, uma competição final que vai premiar as melhores ideias, protótipos e projetos ou produtos que já estão no mercado. É possível enviar propostas até o dia 11 de dezembro na página da iniciativa.
Há atividades pagas e gratuitas e, como o evento tem como público principal crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e fragilidade na infraestrutura de apoio às artes e à produção cultural, alunos de baixa renda podem solicitar gratuidade dos ingressos na plataforma. A programação tem início às 9h e vai até 22h30, dependendo do dia, e está disponível aqui.
“Venho buscando métodos e conceitos que permitam uma integração mais estrutural entre o audiovisual digital e a emergência de novos mercados, modelos de negócios e de regulação. O festival é um evento que celebra e compartilha essa trajetória de pesquisa, extensão e internacionalização”, explica Gilson Schwartz, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e presidente da Games for Change da América Latina.
A versão latino-americana do festival é realizada pelo grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento e pelo Instituto de Iconomia, com patrocínio do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, das Pró-Reitorias de Cultura e Extensão e de Graduação da USP, do Programa Institucional de Internacionalização (Print USP-Capes) e do Novo Museu do Ipiranga, além de contar com o apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.
O evento inaugura a rede Universidade Aberta à Fantasia, à Imaginação e às Artes da Invenção (UAIFAI), projeto incubado no Cidade do Conhecimento e nas disciplinas Produção de Games e Economia do Audiovisual Internacional do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA e do Programa Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Núcleo Diversitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
VIII Festival Games for Change América Latina
5 a 12 de dezembro
Programação: latam.gamesforchange.org/programacao
Inscrições: doity.com.br/g4c-latam-2020
Acompanhe o evento nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/g4cal/
Instagram: www.instagram.com/g4clatinamerica
LEIA MAIS – Drops de Jogos discute como falar de games e política
Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 com Charlie Brown Jr, uma resenha
Death Stranding, a resenha em tempos de coronavírus. Por Pedro Zambarda
Conheça o projeto Indie BR em 5
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Da CTRL ALT para o norte do Brasil
Ótimos títulos
Jogo contra a devastação
Spider-Man não ficou legal da cabeça longe de Gwen Stacy!
Jovem com muito potencial
Um jogo sobre os rios da Amazônia feito por quem mora lá