Com a comemoração de 20 anos do Games For Change, ONG de jogos de Nova York, nos Estados Unidos, um brasileiro levou as discussões de jogos e o governo Lula. Gilson Schwartz, representante da G4C na América Latina, discutiu a formação da Rede Progressista de Games, a RPG, autora da cartilha Lula Play.
Presente no XX Festival que ocorreu na sede da ONU em 17 de julho de 2023, Schwartz discutiu o assunto no evento que tomou a cidade de NY. Nesta quarta (19), o professor da ECA-USP levou o debate do grupo brasileiro em uma sessão do G4C Festival no QG da Microsoft na Times Square.
LEIA MAIS
O Drops de Jogos conversou com Gilson Schwartz, que foi um dos signatários da cartilha e palestrou no 1º Encontro Progresso dos Games que ocorreu em São Paulo.
“O Festival de Nova York abriu mais espaço para projetos da África e da América Latina. Nesse contexto, foi importante destacar que no governo Lula os games e a regulamentação dos mercados digitais são temas estratégicos e mostrar que há um movimento organizado, a RPG, que enriquece o debate sobre políticas públicas para o setor”.
“Só o estado de Nova York atualmente oferece US$ 25 milhões em créditos tributários para estimular a produção local de games. Nesse caso, o que é bom para os EUA deve funcionar no Brasil também”, pontuou o especialista.
E completou: “A G4C América Latina apresentou projetos do Brasil, Argentina, Colômbia e México a investidores e publishers. No Brasil, os destaques foram ‘Master Lemon’ e ‘PoN’, games premiados pela rede latino-americana em 2022”.
Conheça mais sobre o evento internacional neste link.
LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS
The Creative Gene mostra o processo de Kojima entre Metal Gear e Death Stranding. Por Pedro Zambarda
Primeiras impressões sobre o indie Rusted Moss. Por Paulo Zambarda de Araújo
O Consultor não é uma obra contra o “politicamente correto”. Por Pedro Zambarda
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.