Games "Made in Piauí" são exibidos em exposição do Museu do Videogame Itinerante, em Teresina - Drops de Jogos

Games “Made in Piauí” são exibidos em exposição do Museu do Videogame Itinerante, em Teresina

Gamers de Teresina podem apreciar relíquias e clássicos na exposição do museu itinerante, com direito a fase bônus, com a presença de cinco jogos desenvolvidos no Piauí, em coletânea idealizada pelos organizadores do SBGames 2015, evento que ocorrerá no estado, em novembro.

  • por em 4 de outubro de 2015

Uma exposição itinerante contando 43 anos de evolução dos videogames está aberta a visitação pública desde ontem (03/10), em Teresina, no Piauí. Trata-se da exposição do Museu do Videogame Itinerante, projeto idealizado por Cleidson Lima, que tem se apresentado em vários lugares pelo país, exibindo seus mais de 200 consoles. O Museu do Videogame é um trabalho pioneiro, reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) como o primeiro Museu do Videogame do Brasil.

Do Telejogo ao Playstation, os muitos aparelhos da exposição mostram a evolução dessa cultura, com máquinas que se tornaram parte da memória afetiva de milhões de jogadores como Atari, Odyssey, Nintendinho e Mega Drive, entre tantos outros. O espaço para a exposição foi cedido pelo Teresina Shopping e o evento estará aberto ao público até o feriado de 12 de outubro.

Além dos consoles e games tradicionais, esta etapa do museu no Piauí conta com a participação especial de cinco jogos digitais produzidos na região. O stand "Made in Piauí" foi idealizado pelos responsáveis da edição 2015 do SBGames, o Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, maior e principal evento acadêmico sobre entretenimento eletrônico e cultura de games da América Latina, que este ano se realiza na capital piauiense.

"Eu soube que o museu viria para Teresina e procurei o contrato do Cleidson. Me disseram que ele era bastante receptivo e que me responderia pelo menos para dizer um 'não'", explicou Jenifer Costa, gerente de comunidade da Sertão Games e responsável pela divulgação do SBGames. Eu o procurei para falar do SBGames. "Ele não poderia permitir isso sem autorização do shopping, mas gentilmente informou que disponibilizaria um espaço para mostrarmos os jogos piauienses. Ele nos recebeu super bem e disse que apoia integralmente os estúdios independentes", declarou, entusiasmada.

Segundo Jenifer, o Shopping Teresina igualmente demonstrou apoio às iniciativas ligadas ao desenvolvimento de games, abrindo cordialmente as portas à produção local. "Falamos com a administração do Teresina Shopping e logo eles firmaram apoio ao evento, também. Tanto a administração do shopping quanto o museu itinerante foram super legais com a gente", afirmou.

Presentes no stand de jogos produzidos no estado, o público local poderá conferir Cangaço e Rally, dois games desenvolvidos pela Sertão Games, The Last NightMary: A Lenda do Cabeça de Cuia, jogo produzido pelo Submersivo Game Studio, Hi, Lis, do desenvolvedor indie Luis Felipe e Crown Brawl, criado no Labiras, laboratório de criação digital do IFPI, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. A participação na mostra de games é uma forma de chamar a atenção do grande público para o evento acadêmico e mostrar como a produção nacional de jogos digitais tem se tornado mais expressiva, com o lançamento de projetos por todo o país.

Informações adicionais sobre o SBGames podem ser conferidas diretamente no site do evento.

Museu do Videogame Itinerante
Local: Teresina Shopping
Data: 03 a 12 de outubro de 2015
Informações: Teresina Shopping

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments