Games poderão ser Esporte Olímpico em breve, diz organização coreana

Entidade vem se filiando a inúmeras associações ligadas aos esportes tradicionais e cumpre o rito do COI para o reconhecimento oficial.

  • por em 20 de abril de 2016
Imagem: fotomontagem com o logotipo das Olimpíadas

A IeSF, Internacional e-Sports Federation, organização mundial sediada na Corea do Sul, abriu negociações com o COI, Comitê Olímpico Internacional, para transformar os e-Sports em Esporte Olímpico a partir de 2020.

No dia 8 de abril, o Comitê Olímpico encaminhou à IESF um detalhado documento, explicando os procedimentos para tornar os e-Sports uma categoria de esporte olímpico. O envio das informações se deu em resposta à movimentação da organização coreana, que apresentou ao COI em fevereiro passado a "Carta Oficial da Solicitação", consultando acerca dos procedimentos a serem atendidos para o efetivo reconhecimento dos jogos digitais. A avaliação do pedido deve acontece em dezembro deste ano, acreditam.

"Nos últimos anos, o IESF tem trabalhado arduamente para ampliar sua colaboração com os membros de várias sociedades esportivas internacionais para alavancar os eSports no setor do desporto", informa a página da federação. "No ano passado, a IESF assinou um acordo de parceria oficial com IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), conectando-se a uma das organizações mais antigas e profundas no setor do desporto", explicou o texto, com detalhes de outras parcerias já iniciadas.

"A IESF está trabalhando duro para receber a adesão SportAccord, com o desafio adicional este ano de seguir em frente para o reconhecimento do COI", afirmou Byung Hun Jun, presidente da entidade. "Nós ainda temos muitas tarefas a cumprir e isso será um desafio realmente difícil. No entanto, continuaremos direcionando nossas forças para os e-Sports se tornarem um esporte oficial", destacou.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura