Graphos 3, editor de imagem criado por Renato Degiovani, ajudou a criar arte de Sonic para MegaDrive - Drops de Jogos

Graphos 3, editor de imagem criado por Renato Degiovani, ajudou a criar arte de Sonic para MegaDrive

"O meu primeiro trabalho com games (remunerado e publicado) foi um pixelart do 'Sonic: the Hedgehog'", comemora o ilustrador Raul Tabajara.

  • por em 4 de julho de 2018
Arte: Montagem a partir de imagens de Raul Tabajara

Para quem não sabe, Renato Degiovani é, reconhecidamente, o primeiro game designer do Brasil. Degiovani começou no início dos anos 1980, aprendendo a programar e, com o tempo, passou a desenvolver suas primeiras experiências. Embora essa história seja conhecida, o que pouca gente sabe é que o decano dos games produziu um dos primeiros editores de imagens para computadores, o programa Graphos.

Graphos, por sua vez, acabou influenciando na criação da arte de Sonic, o ouriço azul da Sega, como conta outro desenvolvedor brasileiro: Raul Tabajara.

"Meu pai acreditou que seria benéfico para os filhos que eles tivessem contato com computadores", comentou Raul, em uma postagem no Facebook, onde descreve a história. 

"Fazer programas era divertido. Jogar os joguinhos era demais! Mas havia um programa que eu adorava! Ele se chamava 'Graphos3'. Eu era uma criança que gostava de desenhar, e o 'Graphos3' era um 'sistema editor de vídeo', que permitia que eu desenhasse no computador e visse minha obra na tela de TV".

Na sequência, o jovem comenta a participação de Degiovani em sua formação como artista: "O criador dessa maravilha era um brasileiro! Se chamava Renato Degiovani, e o mais interessante da história desse programa é que o Renato queria criar um jogo, mas nessa época não existia 'Photoshop'. Ele desenvolveu o seu próprio editor de imagens para poder, depois, criar o seu jogo. E vendo que seu jogo havia gerado esse 'APP spinOff', decidiu publicá-lo".

Como explica mais à frente, ao transformar a arte em computador em seu hobby preferido, Raul caminhou para o futuro desenvolvimento da arte de Sonic. "O MSX tinha 16 cores, mas eu só podia desenhar usando 2 cores a cada 5 pixeis, porque a 'placa de vídeo' dele não permitia mais que isso. Então a minha diversão era fazer um desenho bonito DRIBLANDO as imperfeições que surgiam", escreveu, informando que empenhou-se na arte entre os anos 1987 a 1995. 

"A TecToy estava procurando gente para fazer jogos autorais para o novo Mega-Drive", destacou em seu texto online. "Depois de fazermos algumas entregas do nosso protótipo “miniatura velozes”, o então diretor da área de jogos Julio Vieitez me chamou de canto e disse: […] 'Eu tenho um desafio pra você, uma coisa que o pessoal interno não tá conseguindo fazer e eu queria ver se você consegue, quero te contratar por fora. VOCÊ QUER DESENHAR O SONIC?'”

A arte elaborada pelo artista, reproduzida acima, fez parte do menu do console MegaDrive 3. "O meu primeiro trabalho com games (trabalho remunerado e publicado) foi um pixelart do 'Sonic: the Hedgehog' que fiz para o console Mega-Drive em 2002", gabou-se o ilustrador. "Mal eu sabia que essa pequena animação em pixelart iria para consoles em quase todo o mundo. O meu primeiro trabalho com games foi desenhar o Sonic para um projeto que acabou virando mundial!".

Raul Tabajara continua desenvolvendo games e, recentemente, conquistou opiniões extremamente favoráveis (incluindo do próprio Renato!), com a produção de Masmorra da Tortura, projeto realizado em parceria com a também ilustradora Monique Moon.

Informações sobre o bom e velho software criado por Degiovani podem ser conferidas nesse artigo do próprio criador, em seu site de jogos Tilt.net.

O texto do post original de Raul Tbajara pode ser lido diretamente no Facebook.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments