O Sesc São Paulo sempre apresentou-se como uma instituição voltada à pluralidade cultural em suas mais amplas vertentes, da literatura parnasiana à cultura digital. Não é diferente com a linguagem dos games, cujas primeiras ações datam do início dos anos 2000.
Há 10 anos, o Sesc Itaquera, no extremo leste da capital paulista, iniciava o projeto Feras do Game Design, série de encontros mensais com profissionais e personalidades ligadas aos jogos digitais. Os bate papos eram promovidos aos sábados à tarde, com entrada livre para os interessados. Muitos jovens e adultos se dirigiam ao local, em busca de informação sobre o mercado que despontava.
O evento ganhou destaque e chegou a ser tema de reportagem do GameRepórter, capa do site da Abragames e artigo do professor doutor Roger Tavares, para o Uol Jogos.
Abaixo, seguem as chamadas das palestras realizadas no Feras do Game Design, em 2008:
Introdução ao Game Design
Palestra sobre a experiência nacional com ARG cultural (Alternate Reality Games) e os procedimentos dos game designers e estúdios na criação e elaboração de um jogo. Com Roger Tavares e Kao Tokio.
23/02. Sábado, às 13h.
Narratologia nos Games
Palestra sobre o conceito de narratologia, roteiro e criação de personagens nos games. Com Renata Gomes, Doutoranda em Comunicação e Semiótica (PUC-SP).
22/03. Sábado, às 13h.
Projeto Kyros – o Game
Palestra sobre o processo de produção do jogo eletrônico da empresa nacional Eleven Cells. Com Rodrigo Calabrezi.
26/04. Sábado, às 13h.
Acertos e Erros em Game Design
Palestra sobre o processo de produção de jogos eletrônicos, os sucessos e reveses do game design industrial. Com Kao Tokio.
24/05. Sábado, às 13h.
Jogos Casuais
Com Winston Petty, game designer da Insolita Studios, produtora de Cave Days, um jogo de plataforma oldschool ganhador do prêmio JogosBr, do Ministerio da Cultura, e outros games de empreendedorismo.
28/06. Sábado, às 13h.
Produção de Jogos
Palestra sobre o processo de produção de jogos eletrônicos, os sucessos e curiosidades do game design industrial. Com equipe de técnicos da Internet Livre.
26/07. Sábado, às 13h.
Outsourcing para Games
Palestra sobre processo de terceirização como forma de produção, aproveitando a criatividade do brasileiro. Com Ivan Garde, professor de 3D da Cadritech.
23/08. Sábado, às 13h.
Indústria Nacional de Games
Palestra com Fábio Tola, designer de games e jogos de tabuleiros e profissional da Ludus Luderia.
27/09. Sábado, às 13h.
Desenvolvimento de Games no Brasil
Palestra aberta sobre game design nacional, realidade virtual, produção e marketing para novas mídias. Com Gustavo Oliveira Gamion Games.
25/10. Sábado, às 13h.
Prototipagem de Games no Papel
Palestra sobre o processo de criação de vídeo games por meio de planilhas, cartas e outros recursos. Com Zózimo Neto, da Gameloft.
22/11. Sábado, às 13h.
'Mod' e Game Arte
Palestra sobre Modificações (MODs) em jogos eletrônicos e Gamearte. Com Felipe Neves, professor no Senac de São Paulo e autor do texto "Modificação de videogames: design e participação do usuário".
20/12. Sábado, às 13h.
Criação de Jogos de Mesa
Com Fabiano Onça, designer de jogos. Oficina introdutória de criação de jogos de tabuleiro. Duração de seis horas, em dois módulos diários.
24/01. Sábado, às 13h.
GD para Dispositivos Móveis
Palestra sobre as novas plataformas de celulares e hand helds e as especificidades para desenvolvimento para estes aparelhos. Com Bruno Palermo (PE).
28/03. Sábado, às 13h.
GD para Jovens e Crianças
Palestra lúdica e interativa sobre o processo de criação de jogos eletrônicos. Com Kao Tókio.
25/04. Sábado, 13h.
Guerra no Sertão
Palestra lúdica sobre o processo de criação do projeto acadêmico “Guerra no Sertão”, desenvolvido por universitários. Com Vinicius Armelin. 15 vagas. Informações pelo telefone 2523-9326.
25/04. Sábado, 13h.
GDJCE
Bate-papo e gravação de podcast ao vivo, com Bruno Saraiva, produtor ligado ao mercado de games e integrante do GDJCE – Grupo de Desenvolvedores de Jogos do Ceará.
26/09. Sábado, às 14h.
Jornalismo de Games
Bate papo sobre o mercado de games e a experiência de noticiar o tema em mídias tradicionais e na rede. Com Flávia Gasi, ex-editora da Revista Oficial do XBox no Brasil, colaboradora do blog The Gamer Girl e jornalista da MTV.
24/10. Sábado, às 15h.
Ensino Superior com Jogos Digitais
Bate-papo sobre o ensino de games em universidades. Com o professor Davi Lemes, docente da PUC-SP e criador do site Gamerepórter.
28/11, Sábado, às 13h.
Consoles
Bate-papo sobre consoles e suportes diversos que contam a história do videogame. Com Moacyr ‘PC Engine Fan’ Alves.
26/12. Sábado, às 14h.
Crie seu Game
Princípios de desenvolvimento de jogos em 3D com o software NeoAxis. É necessário ter conhecimentos básicos de uso do computador. Com David Lemes (PUC-SP) e técnicos do SESC.
Dias 07/14/21 e 28/03/2010.
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.