Horacio Corral, tradutor de games, participa de evento no Itch.io e presta consultoria - Drops de Jogos

Horacio Corral, tradutor de games, participa de evento no Itch.io e presta consultoria

Importante conhecer o trabalho de localização dos tradutores brasileiros

Horacio Corral, tradutor de games, participa de evento no Itch.io e presta consultoria. Foto: Reprodução/LinkedIn

Horacio Corral, tradutor de games, participa de evento no Itch.io e presta consultoria. Foto: Reprodução/LinkedIn

Do LinkedIn do tradutor Horacio Corral, texto enviado ao Drops de Jogos. Em Dezembro topei participar da LocJam (Made in Italy), um evento de localização de jogos organizado pela LocJam na loja Itch.io. O projeto deste ano era o jogo de ficção interativa, ou aventura de texto, lançado 1982, “Aventura no Castelo”.

Adoro participar de eventos como a LocJam, pois a localização de jogos propõem desafios técnicos e tradutórios, quando não narrativos. Não basta saber traduzir, nem é o suficiente saber “mexer” nas ferramentas. Tem que conhecer os dois lados. E quando o projeto é em um idioma que você não domina, aí precisamos de tradutores também. Vejam a complexidade da empreitada.

Tive a sorte de encontrar por meio de amigos, colegas e contatos, pessoas maravilhosas para compor a equipe que hoje chamamos de “Alquimistas da Localização”. Uma referência que nasceu no processo de LQA, feito em equipe, via reunião online no Google Meets. Gostaria de agradecer aos colegas e creditar devidamente cada um deles.

LOCALIZAÇÃO
Iara SilvaLeticia ScarabelliAndréa (Dea) Moretto e Maria Inês Minatel foram as tradutoras que tornaram todo o projeto possível, sem o conhecimento do italiano, insights e inteligência, não teria localização alguma.

LQA
Mais do que um jogo longo, jogos de ficção interativa dependem profundamente da qualidade e a fluídez do texto. Portanto, o trabalho de Daniel Dornelles GuidiRafael FranciscoPablo BisaggioJéssica Gubert e Gabriela Cardial, foi essencial para que tivessemos um resultado de qualidade e discutissemos todas as dúvidas que surgiram no processo.

CONSULTORIA
Mais uma vez Ivar P. JuniorHoracio Corral (eu) e agora, Will Xavier, abraçamos a oportunidade de participar de um projeto de localização de jogos. Durante o processo oferecemos insights e informações, estabelecemos conceitos e mediamos processos, tudo com o objetivo de entregar um projeto de qualidade dentro do prazo e com uma boa apresentação.

Tanto eu quanto outros colegas, como a Érica Silveira e o Will Xavier, queríamos ter participado ainda mais do projeto, mas fomos impedidos por outros projetos e prazos. Mas mesmo acompanhar as discussões, perguntas e desafios foi incrível.

Um imenso agradecimento a Iara Silva por cuidar da implementação técnica e os ajustes finais no Javascript.

Convido todos vocês a jogar “Aventura no Castelo”, um jogo localizado pela equipe “Alquimistas da Localização”: Iara SilvaLeticia ScarabelliAndréa (Dea) MorettoMaria Inês MinatelDaniel Dornelles GuidiRafael FranciscoPablo BisaggioJéssica GubertGabriela CardialIvar P. JuniorHoracio CorralWill Xavier e Érica Silveira.

Jogue online: https://lnkd.in/dPh2Jt5D

LEIA MAIS

1 – Opinião: DJ lembra que Batman Arkham é a base de Spider-Man 2 e fala do sucesso de jogos de super-herois

2 – Bem Feito é a Lavender Town creepypasta indie brasileira. Por Pedro Zambarda

Horacio Corral, tradutor de games, participa de evento no Itch.io e presta consultoria. Foto: Reprodução/LinkedIn

Horacio Corral, tradutor de games, participa de evento no Itch.io e presta consultoria. Foto: Reprodução/LinkedIn

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments