Jogar com PDF? Conheça essa e outras possibilidades do formato

Já imaginou jogar com um arquivo PDF? Saiba que essa é somente uma das funcionalidades que o formato apresenta. Conheça outros usos do PDF!

Jogar com PDF? Conheça essa e outras possibilidades do formato. Imagem: Freepik

Um dos formatos de arquivo mais populares do mundo é o PDF. Você sabia que tem como jogar com PDF? Essa é só uma das possibilidades que o documento apresenta.

Com diferentes recursos e a característica de ocupar pouquíssimo espaço na memória do computador, o PDF é um tipo de arquivo que se adequa a maioria das necessidades.

Para algumas atividades, como assinar um PDF, você vai precisar de um software específico para realizar a tarefa. Assim, você também consegue aproveitar ao máximo todas as possibilidades do formato.

A seguir, conheça algumas coisas que um PDF pode fazer!

Jogar pelo PDF

Em 2016, o desenvolvedor Omar Rizman disponibilizou um jogo criado dentro de um arquivo PDF, que pode ser aberto via Chrome.

O jogo rodava em código Javascript e, apesar de ter um layout bem simples, conseguiu comprovar que o formato era capaz de realizar atividades mais interativas.

Esse primeiro jogo em PDF, por mais simples que fosse, trouxe à tona uma possibilidade a mais para as companhias desenvolvedoras, que podem aproveitar o feito de diferentes formas.

Editar documentos

Outra possibilidade que o formato PDF oferece é a edição de dados.

Muita gente acredita que um arquivo PDF não pode ser alterado, especialmente porque estamos muito acostumados a utilizar programas como o Word, que nem sempre é capaz de abrir um PDF.

Entretanto, softwares mais completos são capazes não só de abrir um PDF, como permitir a edição.

Nesse sentido, a edição pode incluir o ato de adicionar ou excluir conteúdos e imagens, trabalhar com gráficos e tabelas, além de destacar com “marca-texto” partes importantes do arquivo.

Assinar online

Já imaginou assinar contratos sem precisar sair de casa?

Essa é a proposta da assinatura digital, que pode ser feita de diferentes formas, incluindo por meio de softwares de edição de PDF.

Nesse caso, para assinar online, um usuário pode tanto inserir uma foto de sua assinatura quanto criar um registro com as fontes presentes no computador.

Para a maioria das questões judiciais, a assinatura online é bem aceita. E para garantir que o documento é válido, vale pesquisar ou contar com o apoio jurídico, para saber quais normas precisam ser preenchidas.

Reconhecer caracteres

Quando um arquivo é digital, como Word ou Excel, transformar em PDF é algo bem simples. Porém, o que fazer quando o documento está impresso?

Anteriormente, a resposta para essa pergunta seria: é necessário digitar tudo o que está no arquivo impresso.

Entretanto, a tecnologia PDF evolui até chegar no sistema OCR, que reconhece os caracteres de um material impresso, transformando-os em editáveis.

Na prática, significa que alguns softwares PDF conseguem “ler” um documento impresso e escaneado, para transformar todo o conteúdo em algo que pode ser editado.

Utilizar senhas

Além de jogar com PDF, fazer assinaturas e reconhecer caracteres, uma das possibilidades do formato é configurar senhas de acesso para os documentos.

Essas senhas dão uma camada extra de proteção aos arquivos e são ideais para conteúdos confidenciais, que não podem ser acessados por todos.

Assim como o OCR, a função de colocar uma senha não é nativa dos leitores PDF comuns. Somente alguns softwares contam com a função.

De qualquer forma, se você gostaria de manter alguns arquivos totalmente protegidos, deve considerar escolher um programa que tenha a funcionalidade de senha.

Mais do que um arquivo comum

Não é por acaso que o PDF é um dos formatos mais populares do mundo. Com uma série de funcionalidades únicas, é o tipo de arquivo que se enquadra em situações diversas.

Para algumas dessas funções, você vai precisar de um software específico. Uma sugestão é o PDFelement, que conta com a tecnologia OCR, permite assinatura, proteção por senha e a edição do conteúdo – ou seja, é bastante completo.

Assim, após conhecer todas as possibilidades do formato e ter uma boa dica de qual programa utilizar, você pode fazer do PDF um arquivo ainda mais útil para o seu dia a dia – seja para jogar ou para realizar uma atividade profissional.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments